Novembro Azul: Volta Redonda reforça ações para diagnóstico precoce do câncer de próstata

Durante todo o ano as 46 unidades de saúde do município estão aptas a receber o público masculino com serviços diversos

Com objetivo de ampliar a conscientização da população masculina sobre as diversas questões e agravos de saúde que atingem os homens, a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma programação especial nas 46 Unidades de Saúde do município em alusão ao Novembro Azul. A campanha tem o objetivo principal de combater o câncer de próstata, incentivando a realização periódica dos exames em busca de diagnóstico precoce.

De acordo com o prefeito Samuca Silva, a intenção da administração municipal é sempre investir na prevenção. “Estamos sempre promovendo atividades focadas na prevenção e conscientização sobre as doenças, propiciando o diagnóstico precoce, levando mais qualidade de vida à população e desafogando os serviços de saúde”, disse o prefeito.

As unidades estão ofertando serviços de prevenção e promoção à saúde integral do homem, com agendamento de consultas médicas, palestras sobre prevenção do câncer de próstata e saúde do homem, além de testes rápidos de Hepatite B e C, Sífilis e HIV. Para a prevenção do câncer de próstata, pode ser realizado o exame de PSA (antígeno prostático específico), para a detecção, controle e, caso necessário, encaminhamento aos serviços de referência, para confirmação do diagnóstico e tratamento.

O ponto alto da campanha será no sábado, dia 30, onde acontece o Dia D. Neste dia, todas as unidades estarão abertas, das 8h às 17h, para atender os homens que trabalham durante a semana e não conseguiram fazer seu exame.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, afirma que, tanto durante o Novembro Azul quanto nos demais meses do ano, todas as 46 unidades de saúde estão aptas a receber o público masculino, oferecendo diariamente consultas médicas, vacinas, pedidos de exames laboratoriais e de prevenção, dispensação de medicamentos e testes rápidos.

“O Ministério da Saúde criou o Novembro Azul para incentivar os homens a se cuidarem, mas lembramos que esse cuidado deve ser realizado o ano inteiro. Aproveitamos a campanha para promover ainda as ações contra o câncer de próstata e alertar os homens sobre a necessidade de cuidar da própria saúde também sob outros aspectos, já que eles costumam procurar menos os serviços de saúde e manter uma vida menos saudável se comparados às mulheres”, completou o secretário.

Novembro azul

 O Novembro Azul é uma campanha de conscientização dirigida aos homens para alertar sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. As ações ainda aproveitam para alertar sobre outras doenças que mais acometem os homens. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro.