O Esporte é paralisado devido a Pandemia do Coronavirus | Toque de Primeira

O avanço do Coronavirus no mundo já tem outras consequências. Além da exposição da população e do perigo eminente contágio o esporte foi atingido diretamente e terá um tempo de descanso enquanto a ciência não descobrir algo que impeça a proliferação no mundo.  As maiores entidades esportivas do mundo como; FIFA, Conmembol, Liga Europa e a Liga Norte Americana resolveram paralisar todas as  esuas atividades e torneio importantes como Libertadores da América, Sul Americana, Champions League, e diversos campeonatos regionais não voltarão a ser disputados pelo menos para os próximos 15 dias.

Grandes figuras do esporte começam a ser atingidas e as autoridades do mundo inteiro agiram rápido com restrições a  viagens e grandes aglomerações. São Paulo e Rio de Janeiro, os dois principais campeonatos estaduais devem parar. Pessoas de todas as idades estão sendo atingidas pela doença que se alastra em todo o planeta.

Jorge Jesus testa positivo e terá e exame de contra prova

Flamengo informou, nesta segunda-feira, os resultados dos testes feitos nos profissionais do departamento de futebol. O exame realizado pelo treinador Jorge Jesus apontou resultado positivo fraco ou inconclusivo. A contraprova do resultado está sendo realizada, concluiu o cxame de contra provaube em nota publicada no site.

Sem apresentar sintomas, o Mister segue em observação do departamento médico do clube, em casa, enquanto o resultado do contraprova é aguardado.

Atletas, integrantes do departamento de futebol e comissão técnica testaram negativo para o Covid-19. Com as atividades do time principal e da base no Ninho do Urubu suspensas até a próxima segunda, dia 23, o Flamengo seguirá as orientações do Ministério da Saúde durante a pandemia do coronavírus.

A preocupação no clube teve início após Maurício Gomes Mattos, VP de Embaixadas e Consulados, testar positivo para coronavírus na sexta. O dirigente esteve na Europa, com o presidente Rodolfo Landim, em fevereiro.

Depois, na primeira semana de março. Maurício Gomes de Mattos voltou com a delegação do Flamengo da Colômbia após a estreia na Libertadores, contra o Junior Barranquilla, no mesmo avião que jogadores e comissão técnica do Fla.

Confira, na íntegra, a nota publicada pelo Flamengo nesta segunda-feira:

“Nota Oficial do Departamento de Futebol Profissional sobre o Covid-19

O Clube de Regatas do Flamengo informa que os testes para detectar a presença do Covid-19 em atletas, comissão técnica e funcionários do departamento de futebol foram concluídos na tarde desta segunda-feira (16). O clube informa que o treinador Jorge Jesus realizou um primeiro teste para o Covid-19 e o resultado foi um positivo fraco ou inconclusivo. A contraprova do resultado está sendo realizada.

O Mister está sob os cuidados do departamento médico do Flamengo e apresenta quadro estável de saúde. A diretoria reitera o compromisso durante a pandemia do Coronavírus e anunciou a suspensão dos treinos da equipe profissional e das categorias de base ao menos por uma semana.

Atletas, integrantes do departamento de futebol e comissão técnica testaram negativo para o Covid-19. Vale ressaltar que o departamento de futebol seguirá as orientações do Ministério da Saúde durante a pandemia do Coronavírus.”

 Federação do Rio determina paralização do Campeonato

Uma reunião nesta segunda-feira determinou a suspensão do Campeonato Carioca por 15 dias por causa da pandemia do Coronavírus. A decisão foi feita pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), representantes dos clubes e Sindicato dos Atletas e de Treinadores. A medida vale para todas as competições organizadas pela entidade, incluindo as categorias de base.

Nesta segunda-feira, ainda ocorrerá o jogo entre Madureira e Volta Redonda. A decisão passa a valer a partir de terça.

Botafogo e Fluminense votaram a favor da paralisação do Estadual, enquanto o Flamengo, inicialmente, queria a continuidade, assim como os clubes pequenos, mas todos chegaram a um acordo. O presidente do Vasco, Alexandre Campello, se irritou com o atraso da reunião por conta de um encontro entre o presidente da Ferj, Rubens Lopes, e Rodolfo Landim, mandatário do Fla, e deixou o local minutos antes do início da reunião. No entanto, ele comunicou o voto a favor da paralisação para outros dirigentes.

Na decisão, a Ferj também recomendou que os clubes interrompam e suspendam todas as atividades do departamento de futebol, tais como treinamentos e outras que impliquem aglomerações. A decisão poderá ser revisada a qualquer momento dependendo da evolução do quadro da pandemia.

Jogadores e treinadores se manifestaram ao longo da última rodada a favor da suspensão do campeonato. A pandemia foi decretada pela Organização Mundial de Saúde durante a semana passada, mas os jogos da Taça Rio foram mantidos com portões fechados. Atletas de Botafogo, Fluminense e Vasco entraram em campo com protestos pela realização dos jogos.

Madureira vence Voltaço e assume a vice liderança

Com portões fechados por conta do coronavirus, o Madureira venceu o Volta Redonda por 2 a 1 na tarde desta segunda-feira, em Conselheiro Galvão, encerrando a terceira rodada da Taça Rio. Esta foi a última partida antes da paralisação do Campeonato Carioca. Todos os gols saíram no segundo tempo. Aos 35 minutos, Wander foi derrubado dentro da área… pênalti para o Madureira! Ygor Catatau converteu a cobrança e abriu o placar para os donos da casa. O Tricolor Suburbano ampliou aos 47, com Luam completando jogada de Wander. Ainda deu tempo de Jão Carlos diminuir para o Voltaço, de pênalti, no último lance do jogo, aos 49. Fim de papo: 2 a 1.

Com essa vitória, o Madureira passa o Volta Redonda e chega à vice-liderança do grupo B da Taça Rio, com seis pontos. O Voltaço, por sua vez, cai para teceiro na chave, com quatro pontos.

Abel Braga deixa o comando do Vasco

A sequência de resultados negativos do Vasco custou o cargo do técnico Abel Braga nesta segunda-feira.  Segundo informações divulgadas pelo clube, a decisão foi tomada em comum acordo. Agora, quem assume o comando da equipe temporariamente é o auxiliar-técnico Ramon Menezes.A baixa no comando técnico do Cruz-Maltino ocorre logo após a derrota por 2 a 0 no clássico contra o Fluminense, disputado no último domingo.

Em nota oficial, Abel esclareceu a situação e aproveitou para agradecer pelo período em que esteve no Vasco: “Como falei na minha última coletiva, depois do jogo contra o Goiás, gosto muito do Vasco, do presidente, dos jogadores, da torcida e do ambiente de trabalho. Mesmo com a crise financeira, jamais faltou dedicação e entrega. Mas as coisas não estão acontecendo da forma como imaginamos”.

Manoel Alvces (ACERJ 0242)