Orquestra OSBM, Bandas e Grupos Musicais do Projeto Música nas Escolas realizam apresentações para temporada natalina de Barra Mansa.

Espetáculo entitulado ‘Sons de Natal’ começa nesta terça-feira (01) às 18h.

Por: Thamara Lopes
01/12/2020

O Projeto Música nas Escolas e Associação Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) realizam concertos natalinos durante o mês de dezembro.

Os integrantes das Bandas, Grupos Musicais e Orquestra Sinfônica apresentarão músicas natalinas em diversos locais, ao ar livre, na cidade.

As apresentações intituladas ‘Sons de Natal’ fazem parte da programação em parceria com a Prefeitura de Barra Mansa em conjunto com a Secretaria de Cultura da cidade.

Para Alexandre Martins, presidente da Associação Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) “É fundamental que se popularize os bens culturais produzidos pelo Projeto Música nas Escolas. Essa ação com a Prefeitura de Barra Mansa, é de grande importância, pois sem dúvidas, temos muito a construir em parceria, uma vez que a OSBM tem compromissos sociais e culturais com o município.”

Os Grupos e Bandas do Projeto Música nas Escolas se apresentam a partir desta semana.

O Quarteto de Cordas na terça-feira (1), às 18h, na Rua Duque de Caxias. O Grupo de Madeiras na quinta-feira (03), às 18h, na rua Rio Branco e a Banda Sinfônica na sexta-feira (04), às 17h30, na praça da Matriz.
No sábado (05), o Quinteto de Metais fará exibição, na Vila Maria, às 13h.

O Maestro Nilton Soares, titular interino, afirma: “O projeto Música nas Escolas é um dos mais importantes do Brasil, promove um impacto positivo muito grande na vida das pessoas principalmente das crianças e jovens de nossa cidade. É também uma oportunidade da população conhecer mais a música clássica.”

A programação terá um concerto especial da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) na terça-feira (15), que celebrará os 250 anos de vida de Beethoven, conduzido pelo regente e solista Daniel Guedes.

Na apresentação de encerramento da temporada natalina e das atividades do Projeto Música nas Escolas, dia 22, reserva um momento de muita emoção. O Maestro Nilton Soares e o solista convidado, Gideôni Loamir, conduzirão uma homenagem aos amigos e entes acometidos pela covid 19. “Neste ano, tão atípico que foi 2020, decidimos fazer a nossa última apresentação prestando homenagens àqueles que se foram devido ao novo corona vírus. Por isso, vamos iniciar a apresentação final tocando “Le Tombeau de Couperin” de “Ravel”. Escolhemos essa sinfonia, pois o autor compôs em memória aos amigos que morreram na guerra. Uma analogia ao que vivemos nos últimos meses, ao perder amigos e entes queridos.” Na composição do repertório, será tocada a famosa suíte de “Quebra Nozes”, de Tchaikóvsky, “trazendo uma mensagem de esperança para superar tudo que vivemos em 2020”, destacou Nilton.

“Os concertos são importantes, pois apresentamos música de qualidade à comunidade barramansense e região, que nesse sentido Barra Mansa traz um valor cultural enorme para todos”, finaliza Alexandre Martins.

A programação completa das apresentações se encontra nas redes sociais do Projeto Música nas Escolas e Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM).
@projetomusicanasescolas
@osbmoficial

Serviço
•Associação Orquestra Sinfônica de Barra Mansa | Projeto Música nas Escolas
•Temporada 2020 – Concerto Sons de Natal
• Dia: 01 a 22 de dezembro
• Entrada: Franca
• Classificação: Livre
• Locais:
• Rua Duque de Caxias – Centro
• Rua Rio Branco – Centro
• Vila Maria
• Praça da Igreja Matriz São Sebastião – Centro
• Sede Projeto Vida – Centro (Beira Rio)