Prefeitura de Volta Redonda recebe prêmio de Modelo de Excelência e Gestão, no Rio de Janeiro

Município recebeu a maior pontuação da categoria bronze, disputando com outras 35 organizações

 A Prefeitura de Volta Redonda, através da secretaria municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), recebeu nesta quarta-feira, dia 05, o prêmio Modelo de Excelência e Gestão do Núcleo de Qualidade e Excelência do Estado do Rio de Janeiro. O município recebeu a maior pontuação da categoria bronze, disputando com outras 35 organizações dos mais diversos segmentos.

Volta Redonda foi a primeira prefeitura da história do programa no Estado do Rio de Janeiro a fazer essa auto-avaliação e a concorrer ao prêmio. Na categoria bronze, onde o limite é de até 250 pontos, o município foi a organização que alcançou o maior número na pontuação dentre os outros representantes.

De acordo com o secretário da Seplag, Enock Azevedo, para chegar ao resultado final do prêmio, a Prefeitura precisou fazer uma auto-avaliação. “Fizemos um raio x de todos os setores da prefeitura, apontamos os nossos pontos positivos e também o que precisamos melhorar, para a partir daí fazer um plano de melhoria. Destinado, posteriormente, a uma banca do Núcleo que fizeram a avaliação”, disse.

O secretário completou dizendo que o núcleo esteve no município para evidenciar o que estava no relatório. “Esse encontro foi para que o Governo Municipal apresentasse a estrutura da prefeitura a esses representantes que validam a auto-avaliação feita pela administração municipal sobre o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) do município”.

As informações para essa avaliação foram fruto de todo o acompanhamento que vem sendo realizado por todas as áreas da prefeitura. A partir daí, foi feito um plano de melhoria.

O MEGP foi disseminado pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, o Gespública, uma iniciativa do Governo Federal a fim de apoiar a implementação de organizações públicas, focadas em resultados para o cidadão.

O prefeito Samuca Silva ressaltou que esse é um prêmio de grande valia para  Volta Redonda, pois foi o único município que se dispôs a fazer a auto-avaliação e melhoria da gestão. “Avançamos bastante, implantamos controle social, transparência e nós sabemos onde queremos chegar. Tomara que esses resultados gerem outros melhores em 2019”, afirmou o prefeito.

Novas etapas já estão em andamento

 Para entrar na Rede de Qualidade e Excelência em Gestão, a Prefeitura de Volta Redonda realizou uma autoavaliação respondendo um questionário separado por áreas e apontando diretrizes de melhorias. Esse questionário gerou um Plano de Melhorias da Gestão que, quando atendido, permitirá ganhos de eficiência e efetividade na gestão pública.

Com a adesão, Volta Redonda passou a ser a primeira prefeitura do estado do Rio de Janeiro a, de fato, iniciar o ciclo de autoavaliação e melhoria da gestão, o que está ligado ao que foi proposto pela reforma administrativa da gestão municipal que entrou em vigor no início de 2017.

As etapas seguintes (que já estão em andamento) da gestão municipal são: finalizar o portal de serviços municipal, mapear todos os serviços municipais (de contato com os cidadãos) para adotar práticas de desburocratização e simplificar os serviços, além de implantar, no sistema de indicadores municipais, o controle da execução do Plano de Melhorias da Gestão.