Prefeitura de VR disponibiliza local para inscrição do Encceja

Equipes do Na Hora estarão realizando as inscrições das 8h às 17h, até sexta-feira, dia 31

A prefeitura de Volta Redonda, visando contribuir para a capacitação de jovens e adultos da cidade, está disponibilizando uma equipe do Na Hora para fazer a inscrição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os interessados devem comparecer na sede do Na Hora que fica na Avenida Antônio de Almeida, número 46, no bairro Retiro, das 8h às 17h.

De acordo com o gestor do Na Hora, Almazyr Mattos, a iniciativa faz parte da continuação do Mutirão de Emprego. “Nosso Objetivo é buscar alternativas para que os jovens e adultos de Volta Redonda possam se preparar para voltar ao mercado de trabalho”, disse o gestor.

O prefeito Samuca Silva lembra que, ainda esse ano, acontecerá mais uma edição do Mutirão do Emprego. “Estamos buscando todas as formas possíveis para que, num próximo mutirão de emprego, as pessoas estejam mais capacitadas e que possam realmente se encaixar numa vaga de emprego”, disse o prefeito.

A inscrição para o Encceja é gratuita, deve ser feita pela internet e termina nesta sexta-feira, dia 3. Jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade adequada podem fazer o exame para obter a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Os interessados no certificado do ensino fundamental precisam ter, pelo menos, 15 anos completos na data da prova. Para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é 18 anos.

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto em 611 municípios. Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. A nota mínima exigida para obtenção da proficiência é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação.