Prefeitura projeta revitalização da Rua 33 em Volta Redonda

Via ganhará melhorias em calçadas, pontos de transporte coletivo e ciclovia

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU-VR), elaborou projeto para revitalização das calçadas da Rua 33, na Vila Santa Cecília, incluindo nova infraestrutura cicloviária e de transporte coletivo. De acordo com o presidente do IPPU-VR, Sérgio Fernandez, o projeto tem foco na mobilidade em uma via de grande circulação e que conta com importante centro comercial.

“É um projeto de aproximadamente R$ 4 milhões com financiamento na Caixa Econômica Federal, e que se encontra em análise. O objetivo é dar mais acessibilidade, incentivar o uso da bicicleta, além de melhorar a infraestrutura do transporte coletivo”, explicou Sérgio.

A revitalização prevê a recuperação das calçadas em pedra portuguesa, com reforço específico para suportar o trânsito de veículos, e a inclusão de piso tátil ao longo de toda a extensão da Rua 33.

Para o transporte público, o projeto inclui novos abrigos de ônibus com baias de pavimento em concreto, e em relação ao transporte cicloviário, a proposta é converter a Rua 33 em uma ciclorrota, permitindo a segurança e conforto de ciclistas.

“O projeto de revitalização também visa melhorar as condições ambientais para todos os usuários com uma arborização planejada, com árvores de grande porte que possam recuperar a condição de bulevar da Rua 33, reduzindo as temperaturas, embelezando e incentivando o convívio na cidade”, contou o presidente do IPPU-VR.

De acordo com o IPPU-VR, depois de iniciada, a obra de revitalização tem previsão de ser concluída em 12 meses.