Ranking Competitividade Municípios

Saiu no dia 19/11/2020, o ranking de competitividade dos municípios realizado pela CLP (Centro de Liderança Pública) em parceria com o SEBRAE.

O ranking é organizado em 3 dimensões, as quais são detalhadas em 12 pilares compostos por 55 indicadores no total.

A primeira dimensão Instituições é composta por 2 pilares: sustentabilidade fiscal (com 4 indicadores) e funcionamento da máquina pública (com 5 indicadores).

A segunda dimensão Sociedade é composta por 6 pilares: acesso à saúde (com 3 indicadores), qualidade da
saúde (com 3 indicadores), acesso à educação (com 6 indicadores), qualidade da educação (com 4 indicadores), segurança (5 indicadores) e por fim saneamento e meio ambiente (com 6 indicadores).

Por último, a terceira dimensão Economia é composta por 4 pilares: inserção econômica (com 3 indicadores), inovação e dinamismo econômico (com 8 indicares), capital humano (com 3 indicadores) e telecomunicações (com 5 indicadores).

Por que fomentar a competitividade no setor público?

Para promover a melhoria do bem-estar social no país, somente um ecossistema de gestão pública baseado em evidências e que estimule a competitividade do setor público pode de fato gerar a transformação que esperamos. Toda tomada de decisão pública é política, mas as verdadeiramente efetivas são balizadas em dados.

Resultado Volta Redonda

Ranking Nacional – 97°
Ranking Sudeste – 68°
Ranking Estadual – 3°
Ranking Regional – 1°