Samuca apresenta projeto inovador para melhorar mobilidade urbana na Vila Santa Cecília

A criação de uma estação intermodal pretende interligar transporte público, estação de bikes e edifício garagem 

A mobilidade urbana está mais uma vez em pauta na cidade de Volta Redonda. E nesta terça-feira (3/12), o prefeito Samuca Silva reuniu especialistas em soluções e gestão de estacionamentos e apresentou o projeto de uma estação intermodal de transportes sobre a rodovia BR-393, ao lado do shopping, na Vila Santa Cecília. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura, através de engenheiros e urbanistas do IPPU, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano do município. O projeto prevê a criação de, no mínimo, 500 vagas de estacionamento.

Os especialistas que participaram do encontro, representam a Indigo, empresa responsável pela gestão de diversos estacionamentos em cidades populosas por todo o mundo. A ideia é que a proposta de inovação do prefeito Samuca seja executada por meio de PPP (Parceria Público-Privada).

“Estamos falando de inovação, de um projeto sustentável, que interliga modais de transporte como bicicletas e ônibus. O prédio estacionamento vai solucionar um problema antigo da Vila, que é a falta de vagas para veículos”, explicou o prefeito Samuca Silva.

O prédio está projetado levemente inclinado, para que as rampas não sejam muito íngremes, e o próprio edifício, com sua inclinação sutil, criar rampas. Além disso, o projeto inclui a estação intermodal na parte de baixo, onde a população irá poder utilizar ônibus, parar sua moto ou bicicleta. Além disso, a estação estará próxima ao ponto de parada da linha de ônibus do Tarifa Comercial Zero.

“Com esse projeto, a população vai poder deixar seu carro num edifício sustentável, moderno e confortável, e poder circular dentro dos centros comerciais”, contou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rogério Loureiro.

De acordo com o CDO da empresa Indigo, Roque Perachi, o projeto está bem evoluído. “É mais que um estacionamento. Ele terá um mix de vagas de estacionamento rotativo e também será um suporte de mobilidade urbana através de ônibus. Ele conversa com a mobilidade da cidade como um todo. É uma ideia grandiosa do prefeito Samuca”, explicou.

O prefeito Samuca afirmou que está colhendo opiniões e realizando pesquisas para finalizar a proposta e avançar na parte burocrática de autorizações para dar início à execução do projeto.