Samuca diz que estratégia de isolamento tem evitado mortes em Volta Redonda

Contaminados no município têm média de 42 anos

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, atualizou nesta segunda-feira, dia 20, os dados sobre a Covid-19, o Novo Coronavírus, na cidade. Agora, são 210 casos confirmados e 836 casos notificados como suspeitos. São sete óbitos confirmados pelo vírus e quatro mortes que seguem aguardando resultado de exames. Estão internadas, entre suspeitos e confirmados, 44 pessoas.

Segundo Samuca Silva, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, a característica de tratamento da Covid-19 na cidade tem sido de média complexidade, sendo que das 36 pessoas internadas com suspeita, 31 estão em enfermaria e cinco em UTI. Já dos oito casos confirmados, sete estão em enfermaria e uma na UTI. “Nossa média de idade de infectados é de 42 anos. Nossa estratégia está dando certo e estamos deixando as pessoas da faixa de risco longe do vírus”, disse.

O prefeito explicou que, na cidade, 22% dos contaminados são profissionais da área de saúde. “Nós fomos uma das primeiras cidades a tomar medidas restritivas e evitar aglomeração. Por isso, estarmos conseguindo manter os idosos longe do vírus. Com a característica de contaminados de média complexidade, se mostra cada vez mais necessário o Hospital de Campanha, que terá 114 leitos e começará a receber pacientes a partir de quarta-feira, dia 22”, disse o prefeito.

Samuca ainda voltou a explicar que apresentou ao Ministério Público do Estado uma proposta para flexibilização do comércio local, com reabertura gradual dos estabelecimentos. Entre os critérios estão: O número de casos suspeitos não aumentar em 5% por dia; o número de leitos ocupados no CTI não ultrapassar 50%; e o número de leitos ocupados no Hospital de Campanha não ultrapassar 70%.

A utilização de máscaras de proteção, segundo Samuca, segue sendo obrigatória em espaços públicos. “E a partir de hoje estamos distribuindo máscaras. Ao todo são 45 mil que recebemos de doação da CSN. Funcionários da Secretaria de Saúde estão distribuindo e ensinando como fazer a higienização da máscara. Também iniciamos nesta segunda a distribuição de cestas básicas para alunos da rede municipal e cadastrados na secretaria de Ação Comunitária”, finalizou Samuca.