Secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda se reúne com representantes da SEELJE

A pauta da reunião foi para abordar temas relacionados à área de paradesporto na cidade

Nesta semana a secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Maria Paula Tavares, se reuniu com o superintende de paradesporto da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJE), Valnei Costa. No encontro, a secretária apresentou as ações desenvolvidas pela SMEL voltadas para ao público PCD.  Dentre elas destacou os Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência (Jompede) e a possibilidade do resgate da Olimpiada das Pessoas com Deficiência (Olimpede)

Segundo a secretária Maria Paula Tavares, a reunião foi muito produtiva. “Apresentamos o Jompede que é um importante legado da atual gestão para a pessoa com deficiência. Falei sobre a possibilidade de resgatarmos a Olimpede que era subsidiava pelo governo federal e que não acontece no município desde 2016. A secretaria vem buscando recursos junto ao governo para resgatar o evento no município”, contou.

Os Jogos Estudantis (JEVRE) na sua última edição incluiu o atletismo e a natação paralímpicos. E a prefeitura conta também com a Arena Esportiva que possui uma estrutura paralímpica. O Jompede contou em 2018 com a participação de sete instituições e 203 alunos inscritos. Os jogos tem como objetivo estimular a prática esportiva de pessoas com deficiência, estimulando a integração, socialização e melhoria da qualidade de vida.

 A secretária contou também que solicitou junto a SEELJE mais apoio para implementação nos espaços da SMEL de equipamentos para o fomento do paradesporto e do lazer.

“No encontro falei também da possibilidade de colocar nas áreas de lazer e de esporte equipamentos adaptados, fortalecendo ainda mais atividades oferecidas para PCD na cidade de Volta Redonda”, falou.

O representante da SEELJE, Valnei Costa destacou que através dessa parceria o estado pretende potencializar as ações para o PDC em Volta Redonda. “A SEELJE já tem projetos voltados para essa área de lazer e fomento ao paradesporto que buscam potencializar ações voltadas para ao PCD. Vamos realizar mais encontros para avançarmos ainda mais as possibilidades e ações do estado para a cidade”, contou.

O prefeito Samuca Silva enfatizou que o encontro da secretária com o representante da SEELJE foi muito proveitoso e que já existe uma boa parceria entre o município e o Estado.

“Queremos alinhar ainda as possibilidades para a pasta PCD e aumentar o seu campo de atuação na cidade. Outras ações vão surgir desta reunião como capacitações para os profissionais da SMEL por equipes conceituadas mundialmente. Nós desejamos que a parceria com o Estado continue gerando frutos para o esporte, paradesporto e lazer de Volta Redonda”, disse.