Secretário de Meio Ambiente de Volta Redonda realiza palestra para os profissionais da SMEL

Ação aconteceu na Arena Esportiva e contou com a participação de 40 professores

Nesta segunda-feira, dia 24, o secretário de Meio Ambiente de Volta Redonda (SMMA), Maurício Ruiz, realizou uma palestra para os profissionais da secretaria municipal de Esporte e Lazer (SMEL). A ação teve como objetivo abordar o tema da ecologia integral que trabalha o ambiental, econômico/social, cultural e a vida quotidiana. E tambéminformar os professores sobre a importância de se trabalhar e discutir o meio ambiente e a sustentabilidade.

O secretário de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, enfatizou que o conceito de ecologia integral está diretamente relacionado ao trabalho que a SMEL realiza.

“A secretária viu a importância de alinhar esse tipo de conhecimento ao trabalho da SMEL e pediu para que eu viesse realizar essa troca de informações com os profissionais sobre a importância de discutir o meio ambiente e a sustentabilidade. À medida que os professores trabalham o esporte e a saúde, estão trabalhando também o meio ambiente através do conceito de ecologia integral”, disse.

Segundo a professora da SMEL, Vivian Bastos, as informações passadas pelo secretário foram muito relevantes para entender a importância do meio ambiente e da sustentabilidade.

“Acabamos por ver o meio ambiente com outros olhos. Conseguimos perceber a integralidade entre as relações sociais, com o planeta e o ser humano. Também compreender todo o papel que o esporte e outras coisas exercem sobre esse meio. Achei muito relevante debater sobre esse assunto”, disse.

Além do conceito de ecologia integrada o secretário falou sobre arborismo e das recentes conquistas da SMMA, como a reforma do Parque do Ingá e o plantio de mudas na Radial Leste.

“Na semana do Meio Ambiente tivemos várias conquistas para o município. E sabemos da importância dessas ações para a cidade de Volta Redonda. Na Rua de Lazer, plantamos mudas de arvores que em breve vão crescer e formar sombras”, contou.

A secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, destacou que a palestra é muito importante para os profissionais.

“O meio ambiente precisa ser pensado de forma ampla, é muito importante que possamos alinhar com nossos professores. Essa ação mostra a necessidade das pastas da prefeitura trabalhar de forma conjunta para melhorar os serviços para a população da cidade”, falou.

O prefeito Samuca Silva, destacou que tudo está inserido dentro do Meio Ambiente.

“Não dá para pensar ou tratar o Meio Ambiente como algo separado. Ele faz parte de todo o contexto e temos que alinhar todas as ações da prefeitura para que haja diálogo com a natureza. Sabemos dos importantes desafios que temos na cidade por ela ser industrial”, contou.