Semana Nacional do Trânsito começa quarta-feira em Volta Redonda

Ações educativas irão até o dia 25 na Ilha São João, no Kartódromo Internacional e na Vila Santa Cecília

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), vai promover a partir desta quarta-feira, dia 18, a abertura da campanha da Semana Nacional de Trânsito, que segue até o próximo dia 25. O tema deste ano é “No trânsito, dê sentido à vida” e o primeiro dia terá atividades das 9h às 11h na Mini Cidade do Trânsito, na Ilha São João.

“O objetivo maior é promover segurança no trânsito, preservando vidas. Através das ações da campanha, queremos conscientizar sobre a educação no trânsito, envolvendo todos os atores do trânsito, principalmente aqueles que são mais vulneráveis. Eles têm uma participação importante em agir de forma preventiva”, explicou o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Maurício Batista.

A campanha contará com distribuição de material informativo e ações educativas também no Kartódromo Internacional de Volta Redonda, bairro Aero Clube, e na Vila Santa Cecília. A programação inclui palestra/teatro para os estudantes da rede pública e da Fundação Beatriz Gama (FBG), promovida pela Guarda Municipal (GMVR), além da participação de crianças do projeto Guarda Mirim.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil irá expor maquete e levará o jogo de tabuleiro “Riscolândia”, que ensina como prevenir e como agir em casos de catástrofes naturais. Idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Unicef, o jogo apresenta aos estudantes como funciona a Defesa Civil para que sejam multiplicadores de informações na família e na comunidade.

Para o prefeito Samuca Silva, é muito importante a educação sobre o trânsito ainda na infância. “Aprender desde pequeno sobre segurança no trânsito influencia na formação de bons cidadãos. Beneficia pedestres, motoristas e outros atores. Estamos melhorando cada vez mais a mobilidade de Volta Redonda”.