Seminário de Boas Práticas de Gestão Pública no Rio tem palestra com equipe da Prefeitura de Volta Redonda

Representantes da Secretaria de Planejamento participaram do evento, na última quinta, dia 25, pois o município foi o primeiro do estado a aderir o Modelo de Excelência em Gestão

Uma equipe da Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão de Volta Redonda (Seplag) participou do IX Seminário de Boas Práticas de Gestão Pública e o Lançamento do Ciclo 2019 do processo de Autoavaliação da Gestão preconizado pelo Modelo de Excelência em Gestão, do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização. O evento aconteceu, na última quinta-feira, dia 25, no auditório do Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, no Rio de Janeiro.

O município foi convidado para compor a mesa principal do seminário e também a ser um dos palestrantes do evento, por ser o primeiro do Estado do Rio de Janeiro a aderir ao Modelo de Excelência e a realizar a autoavaliação em 2018.  

O secretário de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), Enock de Azevedo, compôs a mesa diretora dos trabalhos e, em seu discurso, destacou a importância de se falar em gestão, principalmente, em âmbito municipal, pois são as prefeituras que têm o contato mais direto com os cidadãos.

“É bom lembrar que um dos fatores que levaram à eleição do prefeito Samuca Silva foi a afirmação de que iria fazer gestão. E o convite para participar da abertura deste evento significa mais um compromisso firmado e cumprido em seu governo”, disse Enock.  

A palestra foi conduzida pelo diretor de Modernização e Inovação da secretaria, Igor Alves, que em sua apresentação destacou os principais avanços que a Prefeitura de Volta Redonda obteve por ter implantado o modelo de gestão. “Posso citar o Plano Plurianual Participativo, a criação da Controladoria Geral do Município e da Ouvidoria Geral do Município; a implantação do FiscalizaVR e da Escola de Governo e Gestão; e ainda a elaboração de um Banco de Projetos para Captação de Recursos”,enumerou.  

Ele também abordou resultados positivos da implantação da metodologia de reuniões estratégicas para análise de resultados e acompanhamento de indicadores feitos desde o início da gestão do prefeito Samuca entre representantes das secretarias e autarquias municipais.

“Nessa sistemática, é adotado um modelo de atuação conjunta dos órgãos e entidades da prefeitura, buscando a otimização de resultados, a efetividade das ações públicas, bem como a economicidade dos gastos públicos”, acrescentou Igor. 

Em apenas dois anos, o município conquistou os prêmios Prefeito Empreendedor, pelo Sebrae; 2ª Prefeitura mais transparente do Estado do Rio, pela Controladoria Geral da União (CGU); 3ª Prefeitura que mais ampliou as despesas com Saúde, pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP); 1ª Prefeitura a aderir ao Modelo de Excelência em Gestão do Rio de Janeiro; maior vencedora do Prêmio Lidera Rio, pelo Sebrae; e foi uma das premiadas com o relato de Boas Práticas de Transparência e Controle Social, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ).

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirma que todos esses resultados foram obtidos graças a forma de se fazer gestão pública que a prefeitura vem adotando através deste modelo de excelência em gestão. “A ideia é focar em resultados para o cidadão, oferecendo serviços mais eficazes à população”, disse.  

Ele acrescentou que a Prefeitura de Volta Redonda tornou-se referência, visto que, em breve, para arrecadar recursos do governo federal os municípios terão que aderir ao Modelo de Excelência em Gestão. Se a norma já estivesse vigente, só Volta Redonda, no Estado, estaria apta a captar recursos.

A Plataforma Mais Brasil, que será utilizada pelo governo federal para gerenciamento de convênios, adotará como pré-requisito a aplicação deste modelo. “Numa cidade que se acostumou com o assistencialismo e o imediatismo, falar em resultados de gestão chega pode ser difícil, pois esse esforço demanda tempo e constância de propósitos até que os resultados alcancem as pontas da sociedade”, afirmou Samuca.

Além do secretário de Planejamento, Enock de Azevedo, e do diretor de Modernização e Inovação da secretaria, Igor Alves, esteve na abertura do IX Seminário de Boas Práticas de Gestão Pública, no Rio de Janeiro, o assessor Técnico da Seplag, Carlos Augusto, que coordenou os trabalhos da apresentação e das elaborações de relatório de gestão.