Superando limites

O projeto Superando Limites: somos todos iguais que é realizado na E. M. Luiz Marinho Vidal, no bairro Jaqueira, em Piraí, mesmo de férias e com aulas remotas durante o ano de 2020 e que provavelmente continuarão no início de 2021 continua ajudando os alunos da escola. A escola recebeu um grande presente de uma atleta que participou do projeto sendo homenageada pela escola.

O projeto consiste em levar convidados do esporte, cultura e literatura para conversar com os alunos sobre superação, motivação e autoestima. O projeto é realizado desde 2015 onde vários convidados já visitaram a escola entre eles: Robson Caetano (atletismo), Flávia Saraiva e Daiane dos Santos (ginástica artística), Emanuel, Waleskinha e Alessandro Fadul (Voleibol), Adriana Behar, Fernanda Berti e Bárbara Seixas (Volei de Praia), Waldez Ludwig (palestrante), Caio Ribeiro (paracanoagem) Milene Comini e Clodoaldo Silva (natação), Bebeto, Edmundo, Lugão, Jonílson e Glauber (Futebol), entre outros.

O presente dado pela atleta Mariá Cardoso (natação e polo aquático) que participou do projeto em 2019 será de grande valia para os alunos. Mariá Cardoso enviou para a escola kits de material escolar que serão entregues para as diretoras Adriana Perozini e Neyri Justino entregar para alguns alunos mais necessitados da escola. Com a pandemia muitas famílias estão precisando de ajuda pelo fato de algumas pessoas não estarem podendo trabalhar. A atleta Mariá Cardoso atualmente cursa o 4º período de Medicina na Universidade de Vassoura e o material foi entregue ao professor de educação física Fernando Marlos, idealizador do projeto, que recebeu das mãos do pai da atleta Itamar Cardoso o material doado.

Não é a primeira vez que um convidado doa um presente para a escola depois de participar do projeto. César Souza (escritor e palestrante), Roberto Dinamite (Futebol), Luiz Lima e Ricardo Prado (natação), Sebastian Cuattrin (Canoagem), Ana Botafogo (Ballet), Confederação Internacional de Esgrima e Volta Redonda Futebol Clube também já realizaram ações sociais para os alunos.

Outro presente doado para a escola foi uma tocha olímpica original dos Jogos Rio 2016 que a Nissan do Brasil entregou para a escola. A tocha foi doada pela empresa por conhecer o projeto e entender que é um dos poucos projetos sociais ligados ao esporte em escolas públicas, pela organização e mobilização da escola em receber os convidados pelos diretores, professores, funcionários, alunos e toda a comunidade escolar. A tocha já está em poder da escola e quando as aulas presenciais retornarem com segurança será entregue aos alunos numa solenidade em Piraí.

Quando as aulas retornarem em 2021 e a população em grande parte estiverem vacinados o projeto já tem 3 convidados para receber.  Hélio de La Penã (ator e diretor), Cláudia Felício (jornalista e Escritora), Bombeiro Rafa e os amigos do pelotão irão conversar com os alunos e serão homenageados. As visitas deles estava marcada para o ano de 2020, mas devido a pandemia teve que ser adiada.