Tribunal de Contas dá parecer favorável as contas do governo Rodrigo Drable

Contas serão submetidas à aprovação na Câmara Municipal após o parecer do TCE/RJ


As contas do Prefeito Rodrigo Drable referentes ao ano de 2017 receberam o parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

O atual governo, apesar das dificuldades encontradas ao assumir o município, conseguiu regularizar mais de 80% das impropriedades deixadas pela antiga gestão, que teve suas contas reprovadas na época.

Em 2017, cerca de 20% dos recursos arrecadados foram destinados à Saúde, valor superior ao determinado por lei, que é de 15%. Além disso, a gestão do prefeito Rodrigo Drable investiu 40% de sua receita na manutenção e desenvolvimento do ensino, cumprindo o art. 212 da constituição.

Através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais – FUNDEB, o município valorizou e remunerou os profissionais do magistério com cerca de 96% da receita, valor muito maior que o estipulado por lei, que determina o piso de 60%.

O Prefeito Rodrigo Drable contou como foi enfrentar as dificuldades encontradas ao assumir a prefeitura e garantiu seguir trabalhando de forma honesta e transparente. “Estamos enfrentando a dificuldade que nos foi imposta. Seja a dificuldade com o rombo deixado, com a cidade destruída e com o desânimo da sociedade. Me comprometi em fazer as coisas certas, do jeito certo. Não estamos realizando todos nossos sonhos, mas estamos fazendo o melhor possível, com a estrutura que temos. E fazendo com honestidade e de cabeça erguida”, disse.

O controlador geral do município, advogado Rodrigo Amorim, explica como se deu a gestão fiscal de Barra Mansa nesse período. “Foi criado um sistema de austeridade financeira, visando o aumento da arrecadação sem aumento de impostos e redução das despesas, imprimindo assim força nas áreas de fiscalização e auditoria, setores fundamentais para a administração pública”, concluiu.

O secretário municipal de Fazenda, Leonardo Ramos de Oliveira, ressaltou que os resultados da gestão fiscal da cidade são muito positivos. “A aprovação das contas do governo é fruto de um trabalho sério, coordenado pela gestão do prefeito, secretário de fazenda e controlador do município”, explicou Leonardo que concluiu, “é importante destacar que todos os recursos foram aplicados dentro dos limites constitucionais, o que ressalta o trabalho comprometido e sério do atual governo”.

Com o parecer positivo do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, as contas da gestão Rodrigo Drable, no ano de 2017, seguem para a Câmara Municipal de Barra Mansa para serem aprovadas em votação.