Volta Redonda anuncia mais uma etapa de vacinação contra H1N1

Na próxima sexta-feira, dia 26, serão vacinados professores das redes públicas e privada de ensino, adultos de 55 a 59 anos, idosos, além de pessoas com doenças crônicas

Para atender parte do público-alvo que ainda não foi vacinado contra a influenza (H1N1), a prefeitura de Volta Redonda irá realizar, na sexta-feira, dia 26, mais um drive thru na Ilha São João. A ação será realizada das 8h às 17 horas e vai beneficiar professores das redes públicas e privada de ensino, adultos de 55 a 59 anos, idosos, além de pessoas com doenças crônicas.

Esse último grupo, que não faz parte do indicador do Ministério da Saúde, está inserido nas estratégias da administração municipal que vacinar o maior número possível de pessoas em Volta Redonda.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Flávia Lipke, Volta Redonda já imunizou 95% do público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde. “Na sexta-feira esperamos atingir o total de pessoas que precisam ser imunizadas na cidade. E, mais uma vez, estaremos vacinando em sistema de drive thru para evitar aglomeração de pessoas”, disse a secretária.

Apesar de não imunizar contra o novo coronavírus, a vacina contra a gripe aumenta a imunidade do grupo de risco e reduz a circulação do vírus Influenza. A vacinação também vai ajudar a diferenciar a gripe e a Covid-19 e, em casos da doença, impede uma sobrecarga do sistema respiratório, que agravaria os sintomas em um eventual ataque do novo coronavírus.

O prefeito Samuca Silva ressalta que a vacinação é importante para descartar outros tipos de gripe. “A vacinação contra a Influenza ajuda também a evitar o agravamento de doenças respiratórias e, consequentemente, do atendimento na nossa rede de saúde, evitando a necessidade de uma possível internação. Por isso, é tão importante aproveitar para vacinar.”, disse o prefeito.