Volta Redonda cumpre mais uma etapa do PlanificaSUS

Projeto tem a finalidade de fazer um desenho de rede de atenção à saúde, melhorando o acesso da população aos serviços

Volta Redonda encerrou, nesta terça-feira, dia 03, o quarto workshop do PlanificaSUS, cumprindo mais uma etapa do projeto que está sendo desenvolvido na região do Médio Paraíba. Foram dois dias com 700 profissionais das atenções primária e especializada discutindo Gestão Clinica.  O workshop foi ministrado pelos facilitadores da Secretaria de Estado de Saúde e dos dois municípios que compõem esse polo: Volta Redonda e Pinheiral. Os workshops acontecem sempre nos dois primeiros dias úteis do mês em todos os polos. Em 2020 serão realizadas mais duas edições.

O prefeito Samuca Silva destaca que é preciso o comprometimento de todos para que o projeto seja implantado com sucesso. “A partir do PlanificaSUS será possível fazer a integração da atenção primária com a especializada, através da qualificação dos profissionais. Assim, será possível ofertar aos nossos usuários um atendimento de forma organizada  e que não concentre os pacientes na Atenção Especializada, quando eles podem ter um atendimento na Atenção Primária,  que é bem próxima da sua casa”, disse o prefeito.

O próximo passo é a realização de mais uma oficina tutorial que acontece dentro das unidades de referência para a Atenção Primária e Especializada. Nessas oficinas, os profissionais terão oportunidade de alinhar a parte teórica apresentada nos workshops, através de discussão com a equipe da unidade. Em Volta Redonda, os trabalhos estão sendo realizados na unidade de saúde da Vila Mury, escolhida como referência para a Atenção Primária, e na Policlínica da Cidadania, com referência da Rede Especializada.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, Volta Redonda tem se mobilizado para implantar o projeto. “O objetivo é consolidar o modelo de atenção para atender às necessidades de saúde da população, bem como integrar as ações da atenção primária e da atenção especializada e, desta forma, melhorar os resultados do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou o secretário.

Projeto

A planificação é um instrumento de gestão e organização da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde proposto pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e é executado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein.

O projeto piloto na Região do Médio Paraíba tem como cidade polo Volta Redonda. A finalidade é fazer um desenho de rede de atenção a saúde, visando melhorar o acesso da população aos serviços e, assim, trabalhar para alcançar melhores indicadores de saúde da população, além de fortalecer a articulação com todos os municípios.

A implantação do projeto é a oportunidade que o Estado do Rio e a Região do Médio Paraíba têm de envolver todos os municípios, por meio do gestor e de profissionais, para o fortalecimento da Rede de Atenção às doenças crônicas, com ênfase principalmente na Hipertensão e Diabetes, que são as principais doenças crônicas que mais impactam a mortalidade da população.

O projeto é viabilizado por meio do Hospital Israelita Albert Einstein, implantando a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde (PAS), elaborada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).