Volta Redonda firma convênio com a Emater Rio

Parceria, através da FBG, é uma ação do ‘Orgulho de Volta’ que prevê apoio técnico para a política de agricultura no município

A Prefeitura de Volta Redonda, através do programa Orgulho de Volta, firmou convênio com a Emater Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) durante o I Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do estado. O convênio prevê apoio técnico para a política de agricultura do município, por meio de escritório da empresa instalado na sede da Fundação Beatriz Gama (FBG), no Retiro.

O fórum, realizado no Palácio Guanabara, pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA), no Rio de Janeiro, teve a participação do presidente da FBG, Davi de Araújo Silva, que assinou o documento que oficializa a parceria entre a Emater e Volta Redonda.

“A Emater tem um escritório, em funcionamento, dentro da FBG e passa a dar apoio técnico para a produção de hortaliças e mudas orgânicas da fundação, além de orientar o trabalho nas hortas comunitárias e produção urbana de Volta Redonda”, explicou.

Ele acrescentou que a Emater vai aproveitar o perfil profissionalizante da FBG e vai ministrar curso de capacitação para produtores de hortaliças do município. “Para isso, os técnicos da empresa podem aproveitar o espaço da fundação, que é uma fazenda de 140 hectares de terra”, disse Davi.

O prefeito Samuca Silva afirma que o incentivo e a valorização à agricultura familiar em Volta Redonda são comprovados por números. “Hoje, 30% da merenda escolar vem da agricultura familiar”, lembrou o prefeito, acrescentando que está em construção em Volta Redonda o primeiro Mercado de Orgânicos público do Estado do Rio de Janeiro. “Cada vez mais esse segmento vem crescendo e se fortalecendo e, em nossa gestão, estamos buscando promover novos investimentos para a agricultura”.