Volta Redonda fiscaliza terrenos com mato alto

Integração entre secretarias e trabalho de georeferenciamento estão dando mais agilidade e efetividade no serviço

Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda percorreu ruas dos bairros Jardim Amália e Vale da Colina na manhã desta quinta-feira, dia 4, identificando terrenos e lotes com mato alto. O trabalho faz parte de uma série de ações que vem sendo realizadas para tornar mais efetiva a fiscalização de áreas que precisam ser limpas pelos proprietários na cidade.

O subsecretário de Meio Ambiente, Joaquim Valim, afirmou que o Jardim Amália foi o primeiro bairro a receber o trabalho com uma nova metodologia e na região já foram identificados mais de 100 terrenos.

“Estamos fazendo um trabalho de georeferenciamento daqueles terrenos que não têm nos dados cadastrais, para aumentar a base de dados da prefeitura. Esse levantamento também não era feito há muito tempo. Quem já foi notificado tem um prazo de até 20 dias para fazer a limpeza. Caso não ocorra, será autuado”, explicou.

O aposentado Wagner Nogueira Cerqueira mora no Vale da Colina há 19 anos e elogiou o trabalho da equipe de Meio Ambiente.

“Aqui tem muito verde, muito pernilongo, e podem proliferar mosquitos da dengue. É bom esse trabalho de identificar a região e nos ajudar a cuidar do que é nosso”, comentou.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, a fiscalização teve que ser reformulada para que se tornasse mais efetiva, além de colaborar para a ampliação da base de dados da prefeitura.

“Antes, acontecia a denúncia, o fiscal ia ao local, constatava que o lote estava sujo, mandava esse relatório para a Secretaria de Fazenda que identificava o proprietário do lote e mandava de novo para o Meio Ambiente para notificar. Isso gerava uma demanda enorme de trabalho e sem efetividade do serviço. O quê o prefeito Samuca fez foi integrar o trabalho das secretarias, com a Fazenda disponibilizando a base de cadastrados para o Meio Ambiente”, explicou o secretário.

O objetivo é criar um histórico de cada lote/terreno e permitir que, de tempos em tempos, a Secretaria de Meio Ambiente possa mandar a notificação para que o proprietário faça a limpeza no período correto.

Para o prefeito Samuca Silva, foi fundamental o trabalho em conjunto entre as secretarias de Fazenda e Meio Ambiente, desburocratizando o serviço e ganhando agilidade.

“Queremos dar respostas cada vez mais rápidas para as demandas da população. Facilitar o trabalho através do uso de novas técnicas, metodologias, colaboram para isso e estamos avançando para melhorar a qualidade de vida do cidadão de Volta Redonda”, afirmou Samuca Silva.