Volta Redonda inicia novo modelo de testagem para diagnóstico de Covid-19 neste fim de semana

Especialistas alertam para medidas em caso de teste positivo

A partir desse sábado, dia 10, a Secretaria Municipal de Saúde vai iniciar um novo modelo de testagem para diagnóstico da Covid-19 na rede pública municipal: o teste antígeno: Pesquisa de antígeno –  Imunoensaio por Quimioluminescência. O resultado do teste é mais rápido e fica pronto no mesmo dia ou até em algumas horas, após a coleta do swab nasal. A iniciativa é uma parceria com a Unimed Volta Redonda.

A eficácia supera os 90%. A implantação desse novo procedimento na rede pública é para garantir agilidade no diagnóstico. O teste será indicado a pessoas sintomáticas, previamente avaliadas pelas equipes das unidades de saúde. Os pacientes testados vão receber o resultado por meio do seu número de WhatsApp ou e-mail. Em caso de dúvida é só entrar em contato com a unidade onde fez o teste.

Neste final de semana, o novo modelo de teste estará disponível em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Família (UBSF) dos bairros: 249; Vila Mury; São João e Volta Grande. E em breve os testes de antígeno serão inseridos em outras 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que já são referência no atendimento a casos suspeitos de Covid-19.

O que devo fazer se der positivo?

Depois que um teste detectar a Covid-19, o paciente deve continuar permanecendo em casa, em isolamento e é imprescindível continuar tomando medidas de acompanhamento clínico do paciente, como explica coordenadora da Divisão da Atenção Básica da SMS, Albanéa BaylãoTrevisan. “Já no primeiro atendimento o médico ou enfermeiro orientará sobre o seguimento em caso positivo ou negativo”, explicou.

Conforme o alerta dos especialistas da Secretaria de Saúde, a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima da residência dos usuários será o ponto de partida para qualquer providência que precise ser tomada. Os médicos da rede pública possuem autonomia para prescrever os medicamentos que julgarem necessários para os sintomas apresentados pelo paciente.

Além do tratamento sintomático individual, é essencial que o paciente não receba visitas, avise os contatos mais próximos, como os que convivem em casa, para que observem sintomas e façam o teste de RT-PCR (swab) mesmo em casos assintomáticos.

“É preciso que a população seja responsável e consciente e não coloque a vida de outras pessoas em risco. Em caso de teste positivo, o paciente deve continuar em casa, em isolamento de outras pessoas, e use máscara sempre que estiver em contato com mais alguém que o esteja dando suporte, por exemplo”, alertou Albanéa.