Volta Redonda realiza a V Conferência Municipal do Meio Ambiente e elege novo conselho

Evento acontece no dia 28 de novembro, quando serão eleitos os delegados e suplentes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente biênio 2020/2021

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, o secretário de Meio Ambiente, Mauricio Ruiz Castello Branco, está convocando as pessoas interessadas em participar da V Conferência Municipal do Meio Ambiente, no dia 28 de novembro, próxima quinta-feira, no auditório II da UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biasi), no bairro Aterrado. O evento acontece das 17h às 21h30 sob o tema ‘Volta Redonda da economia à ecologia’. Na ocasião serão eleitos os novos integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) para o biênio 2020/2021.

“A Conferência Municipal é o momento que a Secretaria de Meio Ambiente tem para conversar e dialogar com a população sobre os principais problemas ambientais, ouvindo as sugestões e disponibilizando as propostas de atuação”, frisou Mauricio Ruiz.

O palestrante convidado é o professor universitário Antonio Carlos Freitas de Gusmão, graduado em química pela UFRJ, com 43 anos de experiência em Meio Ambiente e referência em controle de poluição com cursos na Alemanha e Japão e mestrado em Controle de Poluição Urbana e Industrial. Ele é presidente da Comissão Estadual de Controle Ambiental e terá 40 minutos para a palestra, além de 10 minutos para debate.

O edital de Chamamento Público para a renovação do Conselho Municipal e o novo Regimento Interno da V Conferência foram publicados no jornal oficial do município, VR Em Destaque, na edição de 14 de novembro de 2019. O conselho será formado por representantes do Poder Executivo e da sociedade civil organizada.

Devido à importância do Comdema nas decisões sobre políticas públicas ambientais, o candidato deverá possuir razoável conhecimento, ativo interesse e militância na proteção e defesa do meio ambiente. As instituições devem confirmar a indicação do titular e suplente até às 12h do dia 28 de novembro pelo e-mail smma@voltaredonda.rj.gov.br.

Na abertura será formada uma mesa ecumênica com representantes da Igreja Católica, evangélicos e da matriz Afro. Estarão presentes o prefeito Samuca Silva, o secretário Mauricio Ruiz, o bispo da Diocese de Barra do Pirai e de Volta Redonda,  Dom Luiz Henrique Brito e demais convidados.