Volta Redonda realiza capacitação para profissionais de Educação Física

Três workshops serão realizados durante os Jogos Estudantis para professores e estagiários da prefeitura e para os inscritos no Jevre 

A Prefeitura de Volta Redonda oferece três cursos de capacitação gratuitos para os profissionais de Educação Física do município durante a realização dos Jogos Estudantis (Jevre 2019). O primeiro workshop abordou o tema “Fundamentos básicos do basquete e metodologia de treinamento para equipes nas categorias de base” na tarde desta segunda-feira, dia 02, no Ginásio Poliesportivo do Clube dos Funcionários, parceiro da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer nesta capacitação.

A palestra, ministrada pelo professor Daniel Muller Lima, o Dagobel, reuniu cerca de 30 profissionais de Educação Física e estagiários das secretarias municipais de Educação (SME); Esporte e Lazer (Smel); e Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda); além de professores de escolas particulares, inscritos no Jevre.

O professora da Smel, Joana Dias, que atua no Ginásio Poliesportivo São Geraldo, acha importante investir em novos conhecimentos. “No caso do basquete, ampliar o conhecimento da modalidade pode incentivar a implantação de novas escolinhas no município, dando oportunidade para o surgimento de novos atletas”, falou.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, explica que os workshops fazem parte dos novos Jogos Estudantis de Volta Redonda. “Com o objetivo de integrar os profissionais de Educação Física que atuam no município e criar condições para que os estudantes se interessem cada vez mais pelo esporte, desde 2017, os professores têm opções de cursos gratuitos durante a realização dos jogos”, afirmou.

No dia 15 de setembro (domingo), das 8h às 12h, no Ginásio Poliesportivo do Santo Agostinho, os professores Jiovane Caridade e Aline Menezes vão falar sobre “Atividades lúdicas aplicadas aos esportes”. No próximo dia 27 (sexta-feira), das 14h às 18h, na Arena Esporte, os professores Francisco Albino dos Santos, José Geraldo Avelino e Elcio Thomaz de Souza comandam o workshop “Conhecendo um pouco mais sobre atletismo, mini atletismo, metodologias de treinamento para formação de atletas iniciantes”.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (24) 3339-2105 da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer ou pelo e-mail: smelvr.esporte@gmail.com. Porém, serão aceitas inscrições no local do workshop.

Os Jogos Estudantis 2019 começaram na última quinta-feira, dia 29, e vão até o mês de outubro. Mais de 50 unidades escolares participam das competições, são estudantes da rede municipal, estadual e privada, com idades entre 7 e 18 anos. Eles vão disputar de 22 modalidades, sendo 13 olímpicas.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirmou que os jogos estudantis estão maiores a cada ano, sempre com o objetivo principal de promover intercâmbio entre os alunos/atletas, além de fomentar a prática esportiva. “A capacitação para os profissionais envolvidos faz parte de uma nova filosofia, uma nova maneira de olhar os Jogos Estudantis. Precisamos estar preparados para ampliar os espaços para receber esses estudantes que querem praticar esporte e envolver os professores nesse cenário”, disse.

Ele lembrou que, no ano passado, foram incluídas modalidades paralímpicas para promover a inclusão. “Além disso, desde 2017, criamos o concurso de desenho entre estudantes da Rede Municipal de Ensino para escolher o mascote dos jogos”, falou Samuca.