Volta Redonda reunirá Melhor Idade da Festa da Roça

Segunda edição do evento na Ilha São João terá a participação de idosos de várias secretarias e autarquias municipais

O Pavilhão da Ilha São João será palco nesta quinta-feira, dia 19, mais uma edição da Festa da Roça, um evento realizado pela Prefeitura de Volta Redonda por meio das secretarias de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (Smidh), de Esporte e Lazer (Smel), de Ação Comunitária (Smac), de Cultura (SMC), além da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). O evento acontecerá das 14h às 17h e a programação inclui quadrilha, comidas típicas e apresentações de dança e musical.

Os idosos inseridos nos grupos de convivência e do Programa Melhor Idade em Movimento, da Smel, realizam anualmente, de forma compartilhada e entre os grupos de cada secretaria ou autarquia, as tradicionais festas juninas. Para este ano, a proposta foi a realização de um evento unificado, permitindo-se assim trocar experiências e conhecer novos indivíduos.

“É um momento especial de integração, já que é preparada por diversas secretarias que reúnem seus alunos, professores e colaboradores dos projetos e programas da Melhor Idade”, ressaltou a secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares.

“Além de ser uma festa, o evento é também uma ação comunitária, que cumpre o papel de integração social da população de Volta Redonda, sobretudo a população idosa, sempre muito participativa. A festa na roça é um grande encontro entre os grupos de convivência”, disse o secretário de Ação Comunitária, Marcus Vinicius Convençal.

Secretária municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, América Tereza considera importante a integração dos grupos de convivência em uma única festa, como forma de união e contato entre idosos de diferentes locais.

“O CEPAI (Centro de Pré- Atendimento ao Idoso) estará presente para apresentar os serviços oferecidos pela secretaria e esperamos todos para uma tarde descontraída com muita comida típica e diversão para a melhor idade”, afirmou Tereza.

A participação da Fevre será através dos idosos matriculados na Academia da Vida. “É um evento que tem por objetivo integrar todas as pessoas da terceira idade, num ambiente diferente de festa e divertimento, sempre pensando no bem estar e na qualidade de vida, sempre evidenciados pelo Governo Samuca Silva”, frisou o presidente da Fevre, Waldyr Bedê.

A música ficará por conta da Fanfarra da Melhor Idade, que promete animar os participantes. “Os integrantes da fanfarra, além de animar os grupos presentes, também vão poder curtir a festa. É uma troca de experiências muito boa e saudável para a Melhor Idade”, frisou a secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro.

O prefeito Samuca Silva reforçou a importância dessa integração e destacou o trabalho da administração municipal em valorizar o público da Terceira Idade. “Criamos o Hospital do Idoso, temos o Cepai, a Academia da Vida, grupos de convivência, ou seja, toda uma rede para atender os idosos de nossa cidade. E agora nada melhor do que integrar essa importante parte da população e que temos um carinho muito grande”, ressaltou o prefeito.