A casa é conhecida mas o adversário é um perigo | Toque de Primeira

Após duas partidas no Raulino de Oliveira e quatro pontos conquistados, o Volta Redonda se prepara para enfrentar a Portuguesa-RJ neste domingo, dia 10, às 15h30, no estádio Luso Brasileiro, no seu primeiro jogo fora de casa neste Campeonato Carioca.

O adversário será a Portuguesa da Ilha, um adversário que sempre deu muito trabalho  e este ano precisa ainda de mais cuidado pelo fato da situação atual. Foram dois jogos e duas vitórias contra Vasco e Fluminense o que dá uma motivação a mais. Outros aspectos que não podem ser desprezados. O técnico Felipe Surian campeão brasileiro da série D, além de jogadores como Diego Guerra, Luiz Gustavo, Romarinho, Emerson Carioca, Hugo Cabral e Rafael Pernão  todos com passagem pelo time da Cidade do Aço.

Entretanto, jogar no campo da Ilha do Governador não é nenhuma novidade para o Esquadrão de Aço. Foi no estádio do adversário que o Voltaço mandou os seus nove jogos durante a Série C do Campeonato Brasileiro de 2020. Portuguesa x Volta Redonda será neste domingo ás 15h30min no Rio de Janeiro.

Fla x Flu; uma festa que pertence ao passado

Flamengo e Fluminense se encontram neste domingo no Maracanã sem o brilho de outrora. A festa proporcionada pelos torcedores não existirá devido as restrições de publico nos estádios. Os protagonistas forçados pelo calendário selvagem do futebol brasileiro não poderão escalar as suas principais estrelas.

Há registro de Fla-Flus com mais de 110 mil espectadores. Atenção: 110 mil! São 26 clássicos na lista do Maracanã com mais de 100 mil. O segundo maior público da história do Maraca, 177.656 pagantes, 194.603 mil presentes, é também o recorde de torcedores no estádio para uma partida entre clubes. Em qualquer lugar do planeta. Mas tudo isso pertence ao passado e neste domingo não haverá público nem renda e em campo um desfile de meninos que buscam espaço sonhando com vôos mais altos no futuro.

O renascer das cinzas

A reação do Botafogo após a troca de comando técnico é um fato positivo para o Estado do Rio e o Brasil, devido a tradição do alvi negro no cenário nacional. A queda para a segunda divisão nacional frustrou não somente os seus torcedores mas também o esporte brasileiro de um modo geral. Clubes como Botafogo e Vasco que atraem admiradores em todo o país e no exterior merecem estar presentes nas principais competições nacionais e continentais.

O alvi negro mostrou reação a partir do jogo contra o Resende, não só pela vitória mas também pelo bom futebol apresentado sob o comando de Marcelo Chamusca. Em campo dois jogadores com passagem por Volta Redonda brilharam; Pedro Castro, , nascido na Vila Americana e com inicio de carreira no Aero Clube, deu um novo padrão no meio campo e o goleiro Douglas Borges, ex-Voltaço com pelo menos três defesas importantes mostrou que pode superar Cavalieri e Gatito.

O bom momento do alvi negro se traduziu na estreia fora de casa pela Copa do Brasil. O alvi negro foi absoluto em campo e a goleada de 5 a 0 sobre o Moto Clube foi a comprovação que o clube reage no momento certo e a reformulação pode ser o bom caminho para o futuro

CBF, Federações e Clubes asseguram manutenção das competições

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (10), a CBF, as Federações Estaduais e os Clubes ratificaram por unanimidade a decisão de manter a disputa das competições estaduais e nacionais. Em relação aos campeonatos coordenados pela CBF, caso haja restrição de poderes públicos locais, por conta do quadro da pandemia, a alternativa será a transferência da referida partida para outra cidade do mesmo ou de outro estado.

O encontro virtual contou com a participação dos 40 clubes das Séries A e B e das Federações Estaduais, que também representaram as equipes das Séries C e D.

“Temos um trabalho incansável e de alto nível técnico, que se traduz num protocolo sanitário e processo de testagem permanente, que oferecem ambiente seguro e controlado aos jogadores e comissões técnicas. A temporada de 2020 demonstrou a robustez desse trabalho e gerou aprendizados que nos tornam hoje ainda mais preparados. O futebol brasileiro não vai parar”, afirma Rogério Caboclo, Presidente da CBF.

Embasadas nos dados científicos apresentados pela Comissão Médica Especial em relação à temporada 2020, as entidades enfatizam que:

1 – a disputa das competições de futebol estaduais e nacionais, sem a presença dos torcedores nos estádios, ocorre em um ambiente seguro e controlado, continuamente monitorado por meio de testes e inquéritos epidemiológicos;

2 – esse controle está regulamentado em protocolos de segurança desenvolvidos pelos médicos do futebol, infectologistas e epidemiologistas, aprovados pelas autoridades de saúde, e aplicados nas competições estaduais e nacionais;

3 – com relação às competições nacionais, a CBF aplicou até este momento quase 90 mil testes, com taxa de positividade de apenas 2,2%, e analisou mais de 110 mil inquéritos epidemiológicos para garantir a segurança e a saúde dos profissionais que atuam no futebol, em especial jogadores, comissões técnicas e árbitros. Há rígidos protocolos que orientam as melhores práticas em relação às viagens, hospedagens, refeições, treinamentos, entre outros;

4 – estudos científicos elaborados por médicos especialistas atestam que não houve contágio entre os jogadores durante as partidas, resultados comprovados a partir do monitoramento de jogos das quatro séries do Campeonato Brasileiro, mediante a aplicação de técnicas como sequenciamento genético do vírus, constituindo-se no maior estudo feito no mundo sobre pandemia e futebol. Foram 21 competições, 367 equipes, 2.423 jogos e 218 mil minutos de futebol contabilizados pela Comissão Médica em seu trabalho científico;

A CBF ressalta ainda que, desde o início da pandemia, o futebol trabalha em permanente diálogo e alinhamento com as orientações das autoridades sanitárias dos estados e cidades onde ocorrem as partidas.

São Paulo oferece Boia por Benítez, mas Vasco também deseja ressarcimento.

Com o critério de não manter os jogadores que não pretendem continuar, o Vasco tenta atender as vontades de Martín Benítez de se transferir para o São Paulo no mercado da bola. Porém, não abre mão do que entende ser o melhor para o clube. Por isso, além de receber Paulinho Bóia por empréstimo, o Cruz-Maltino quer ser recompensado financeiramente. O Tricolor, por outro lado, entende que a liberação do jovem atacante é o suficiente no negócio. O São Paulo tenta ajustar somente este impasse para anunciar Benítez como novo reforço. Os paulistas já entraram em acordo com o Independiente (ARG) pelo empréstimo do atleta até o fim da atual temporada. A sua contratação é um pedido de Hernán Crespo ao departamento de futebol.