Eletrobras e Firjan SENAI lançam programa que fomenta soluções em eficiência energética

Programa Lab Procel será desenvolvido no Instituto SENAI de Tecnologia Automação Industrial

Rio, 22 de abril de 2020

A Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), está lançando, em parceria com a Firjan SENAI, o Programa Lab Procel, que irá desenvolver soluções inovadoras em eficiência energética, a fim de estruturar negócios e disponibilizar produtos e soluções para a sociedade. O Programa Lab Procel, a partir de uma série de quatro chamadas públicas, tem como objetivo fomentar e intermediar oportunidades para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica junto a startups, micro e pequenas empresas inovadoras.

Serão destinados, no total, recursos da ordem de R$ 16,67 milhões, dos quais cerca de 90% são de responsabilidade do Procel. O Procel, programa do Ministério de Minas e Energia executado pela Eletrobras, tem seus recursos assegurados pela Lei 13.280/2016. O Plano Anual de Aplicação de Recursos do Procel para o ano de 2018 inclui o projeto “Concurso de Inovação para Soluções em Eficiência Energética”, projeto viabilizador do Programa Lab Procel.

“O uso eficiente da energia tem reflexos positivos tanto na redução de custos quanto na diminuição de emissão de gases de efeito estufa e na preservação de recursos naturais”, observa o gerente do Procel, Marcel Siqueira, que complementa: “Para empresas de base tecnológica, o desenvolvimento de novas soluções para o mercado que contribuam para maior eficiência energética representa um importante nicho para inovações de alto impacto, capazes de potencializar a geração de novas riquezas e empregos. Com a parceria com a Firjan SENAI, reconhecida por sua expertise e práticas diferenciadas de gestão de programas de aceleração de empreendimentos de base tecnológica, esperamos grandes resultados”. A operação do Programa Lab Procel ficará a cargo do Instituto SENAI de Tecnologia Automação Industrial, no Rio de Janeiro.

Primeira chamada

A primeira chamada pública, cujas inscrições estarão abertas a partir de 27 de abril, tem como foco a aceleração de soluções inovadoras com ênfase em eficiência energética no saneamento ambiental. Serão contempladas as soluções que potencializem ganhos de eficiência energética em sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos, estes integrados ou não com sistemas de produção de energia.

Na primeira chamada serão disponibilizadas vagas para, no mínimo, três startups e/ou micro e pequenas empresas a serem aceleradas pelo Programa Lab Procel. O desafio é implantar novas tecnologias (equipamentos, dispositivos, hardwares e/ou plataformas associadas a hardwares e softwares) e/ou unidades piloto, que sejam escaláveis e que impliquem a relação equilibrada de custos e benefícios de implantação, operação e manutenção.

No site da Eletrobras, está disponível uma página dedicada ao Programa Lab Procel. Para conhecer e acessar o edital da primeira chamada visite a página https://eletrobras.com/pt/Paginas/LabProcel.aspx .