Globo suspende a grana e Ferj critica | Toque de Primeira

A Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) se antecipou ao “Grupo Globo” e informou na manhã desta quinta-feira, por meio de sua assessoria, que a emissora não fará o repasse da última parcela do pagamento pelos direitos de transmissão do Campeonato Estadual aos clubes do Rio. A decisão, segundo ofício enviado pela rede de televisão à entidade, ocorre por conta da paralisação da competição em decorrência da pandemia da COVID-19.

Alfredo Sampaio, presidente do Sindicato dos Atletas de Futebol do Rio de Janeiro (Saferj), reagiu negativamente à medida, e projetou complicações em finanças dos clubes menores e seus respectivos atletas. 

 – Péssima notícia! A preocupação é com todos os clubes, mas o impacto maior será, sem dúvida, nos clubes pequenos. Há jogadores que ganham pouco e dependem do contrato do Estadual para manter o sustento da família o ano inteiro. Eles receberam o último salário em fevereiro, referente à janeiro. Como vão viver sem receber fevereiro, março, abril, mais férias e, possivelmente, maio? – questiona Alfredo, que continuou a condenar a decisão da emissora: 

Reunião virtual debate o cenário e discute o futuro do Carioca 2020

Em meio à pandemia do Covid-2019, com a importante ressalva de não abrir mão de seguir as orientações dos órgãos governamentais no combate ao vírus e preservação de vidas e esperançoso quanto ao futuro, o futebol do Rio de Janeiro está unido pela finalização do Campeonato Carioca de 2020.

A  Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, todos os clubes e os Sindicatos dos Atletas e dos Treinadores se reuniram virtualmente para debater cenários, dividir questionamentos e desenhar o amanhã.

É unânime, no entanto, a decisão de terminar a competição em campo, conforme programado, tão logo seja permitido o retorno das atividades, no momento ainda impreciso.

Os 16 clubes participantes e a FERJ convergiram de forma uníssona e unânime:

1) Só retornar com a competição após orientação e diretriz positiva dos órgãos de saúde;

2) Finalizar o Campeonato Carioca em campo, na forma do regulamento;

3) Manter entendimentos com a CBF para desenhar cenários do calendário e cobrar informativos, constantes e periódicos de suas posições e ações que estão sendo realizadas para minimizar os impactos da situação atual sobre o futebol e os caminhos futuros;

4) Encaminhar documento à TV Globo sobre sua decisão de suspender o pagamento da última quota, faltando menos de uma semana para quitar a obrigação, fato inédito em mais de 25 anos de simbiose.

5) Reavaliação e nova reunião dia 10 de abril.

Fifa estuda criação de fundo bilionário para ajudar clubes em crise

Com a pandemia de coronavírus tomando proporções cada vez maiores ao redor do mundo, os clubes de futebol estão sofrendo com finanças com a paralisação dos jogos. Segundo o jornal “The New York Times”, a entidade usará um caixa bilionário para a criação de um fundo de que ajudará clubes, ligas e federações.

A publicação diz que o órgão máximo do futebol pretende destinar “centenas de milhões de dólares” de seu caixa, que teria US$ 2,7 bilhões (cerca de R$ 13,9 bilhões na cotação atual) reservados. No entanto, o fundo precisa ser aprovado por conselheiros da Fifa.

 A Fifa está em uma situação financeira forte, e é nosso dever fazer o máximo para ajudar em uma hora de necessidade. Portanto, confirmamos que a Fifa está trabalhando em possibilidades de dar assistência à comunidade do futebol em todo o mundo, após fazer uma avaliação abrangente do impacto financeiro que essa pandemia terá no futebol – disse a Fifa, em comunicado enviado ao jornal.

Após aceitar o pedido de Uefa e Conmebol para o adiamento de de Eurocopa e Copa América de 2020 para 2021, a Fifa anunciou o cancelamento do novo Mundial de Clubes, que seria realizado no meio do ano que vem. Em nota, a entidade disse que pode realizar o torneio em outro período ainda em 2021, ou em 2022 ou 2023.

O Flamengo, campeão da última Copa Libertadores, estará presente na competição.

Craques e técnicos lançam campanha “Futebol se Importa” para ajudar defesa do Coronavírus

Diversos nomes de destaque do futebol se uniram à campanha “O Futebol se Importa”, desenvolvida pela Football for a Cause, em parceria com o Canal Wamo, e que tem o objetivo de reunir atletas em prol de ações para ajudar a sociedade no momento da crise atual causada pela pandemia do coronavírus. Contudo, o movimento acabou atingindo diversas personalidades dentro e fora do mundo esportivo.

Marta, Neymar, Bruno Henrique, Richarlison, Vinicius Junior, Reinier, Mauro Boselli, Cássio, Thaisa,  Vagner Love, Juan, Joel Santana, Felipe Andreoli, Mauro Naves, Milton Leite, Daniela Boaventura, Arnaldo Cezar Coelho e Nadine Bastos são alguns dos nomes que já fazem parte e  estão doando artigos esportivos de seus acervos para a realização de leilões online.

Inicialmente, os recursos serão direcionados ao Gamboa Ação e à Obra Social Dona Meca, ambos reconhecidos por trabalhos sociais e que, no momento, estão com ação direcionadas às pessoas e comunidades mais atingidas pela crise gerada pela covid-19.

Empresa garante que goleiro Bruno jogará em clube brasileiro este ano

O goleiro Bruno pode estar próximo de voltar aos gramados. Em nota, o clube-empresa J. Winners, que tem contrato com o ex-jogador do Flamengo e gerencia sua carreira, afirmou que o arqueiro de 35 anos atuará por empréstimo em uma equipe brasileira, sem especificar o nome do time, assim que as competições retornarem da paralisação devido à pandemia do novo coronavírus.

“Referente à carreira profissional do atleta, informamos que este já mantém vínculo com nossa estrutura sediada na Europa, sendo que neste ano de 2020 atuará através de empréstimo em solo brasileiro”, escreveu a empresa.

Manoel Alves (ACERJ 0242)