Hora de comemorar e se preparar para pedreira | Toque de Primeira

A vitória sobre o Vasco foi importante para recolocar o Volta Redonda na briga por uma das vagas nas finais da Taça Guanabara. O time se mostrou mais compactado organizado apesar de ainda necessitar de correções no último passe e nas conclusões das jogadas. O goleiro Andrey e o atacante João Carlos foram importantes pelas defesas e pelo gol marcado, mas a maior satisfação dos torcedores foi o desempenho da dupla de zaga formada por Deivison e Gabriel Pereira pratas da casa e que mostraram maturidade, técnica e uma segurança digna de zagueiros com mais rodagem.

Se o zagueiro Ulisses mostrou frieza, Gabriel que já havia sido promovido mostrou que a cada jogo progride nos fazendo lembrar outros meninos formados na base como Dedé e o inesquecível Marcelo que morreu no acidente aéreo ocorrido com a delegação da Chapecoense. O conhecimento do técnico Netoi Colucci sobre a garotada da base pode ser um referencial para o progresso da equipe que  terá pela frente a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da série C,

Comemorações a parte a hora agora é de atenção total para o jogo do próximo domingo (ou sábado) diante da Portuguesa no campo do adversário. O time da Ilha do Governador lidera o campeonato e tem jogadores como; Luiz Gustavo, Emerson Carioca, Diego Guerra, Hugo, Romarinho e Rafael Pernão, além do técnico Felipe Surian todos com passagem pelo time da Cidade do Aço. O jogo deverá valer a liderança ou a vice liderança da taça Guanabara.

Sempre Flamengo; novamente favorito mesmo sem as estrelas

A supremacia do Flamengo sobre os demais times do Rio é incontestável. O atual bicampeão Brasileiro demonstra ter nos dias atuais um elenco capaz de montar pelo menos três times no mesmo nível e para completar uma equipe de jovens talentos com uma maturidade impressionante e sem nenhuma surpresa capaz de ir as finais e conquistar mais uma título a nível estadual.

O time ainda não perdeu, mas apesar de ter enfrentado adversários de um nível inferior mostrou entrosamento e rapidez que coloca o rubro negro entre os possíveis finalistas. Jovens que mesmo com uma idade baixa já estão acostumados a desafios, graças ao trabalho das comissões técnicas que sabem aproveitar os jovens  talentos na hora certa.

Mérito para quem merece

Foram apenas duas rodadas do Campeonato Carioca que outrora foi o melhor do país. Hoje o certame não atrai mesmo interesse, mas serve para avaliar trabalho de técnicos e equipes que iniciam o ano organizadas e podendo sonhar com saltos maiores em suas pretensões.

A grande surpresa para muitos é a Portuguesa que em duas rodadas mantém 100% de aproveitamento tendo atuado contra dois times considerados grandes, mas que devido ao calendário selvagem do futebol brasileiro é obrigado a iniciar a temporada sem as maiores estrelas que necessitam de férias. Para quem não conhece o trabalho do técnico Felipe Surian é uma surpresa, mas para quem conhece não é nenhuma novidade.

O atual treinador da Lusa está acostumado a montar times com poucos recursos e consegue resultados expressivos como o título de campeão brasileiro da série D pelo Volta Redonda. A eLusa que fez contratações pontuais e inteligentes mostrou na vitória sobre o Vasco e na goleada sobre o Fluminense uma organização em campo e uma eficiência que coloca o time da Ilha do Governador como uma postulante de degraus bem mais altos na temporada.

Base um trabalho que requer conhecimento

O trabalho de formação de atletas é talvez o mais difícil e que exige, paciência, conhecimento e visão dos profissionais que executa esta difícil tarefa de descobrir valores. Neste item; Volta Redonda, Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo estão agindo certo, dando oportunidade aos jovens futuros talentos e mostrando que com um trabalho sério e com objetivo definidos contribuem para o futuro de jovens e o fortalecimento do futebol Brasileiro.

O Flamengo que tem aproveitado com mais intensidade a garotada da base, colhe os frutos. O atual time de garotos lidera o estadual e mostra que pelo menos 70% do elenco está pronto para ser promovido em caso de necessidade.

O Volta Redonda, que conseguiu o certificado de clube formador se torna um referencial entre os clubes de menor investimento. Hoje vários clubes brasileiros tem em seus elencos meninos formados nas divisões de base do Volta Redonda e com a promoção do técnico Neto Colucci este trabalho começa a aparecer com maior intensidade. Nada menos que 16 atletas do atual elenco de profissionais são oriundos das divisões de base. Contra o Vasco nada menos que sete garotos formados pelo clube atuaram durante a partida e o que é melhor, mostraram que estão prontos para decolar.

Fluminense e Vasco ainda não venceram mas estão mostrando vários garotos de futuro e de qualidade, dando mostras que vale a pena investir na garotada. O Botafogo segue o mesmo rumo e bisca na garotada e na contratação de jovens talentos o caminho para voltar a divisão principal do futebol, brasileiro.

Botafogo progride e ainda pode surpreender

Com uma atuação coletiva sólida, o Botafogo venceu o Resende por 3 a 0 no Nilton Santos e conseguiu a primeira vitória no Campeonato Carioca. Matheus Babi, duas vezes, e Warley marcaram os gols alvinegros. A mudança de postura deu o tom da vitória de um time rápido no ataque e consistente na defesa.

O dia foi de estreias no Botafogo. Douglas Borges, ex-Volta Redonda e melhor goleiro do Cariocão 2020, foi o titular no gol. Jonathan, lateral direito de características defensivas que não se firmou no Coritiba na última temporada, ganhou a vaga de Kevin. Pedro Castro, ex-Avaí, meia de bom poder de marcação e chegada no ataque, formou a dupla de volantes com Luiz Otávio. Ronald, que entrou no segundo tempo do empate com o Boavista, também fez sua estreia como titular. Assim, Marcelo Chamusca começa a dar forma ao time e, aos poucos, o torcedor vai se acostumando com as caras novas do elenco alvinegro.

Erros de planejamento, decepção em campo

Não é por acaso que Fluminense e Vasco ocupam as últimas colocações da Taça Guanabara. O tricolor que terá pela frente uma Copa Libertadores da América, competição que não disputa desde 2013, necessita de entrosamento e testagem do novo comandante, dos novos contratados e de alguns atletas já utilizados e que precisam serem adaptados ao novo esquema. O Campeonato Estadual poderia ser usado como laboratório para a montagem de um time mais competitivo para buscar uma meta maior e avanço no maior torneio de clubes das américas.

Mas não foi isso que a diretoria decidiu; Roger Machado continua assistindo da arquibancada e em campo a garotada de Xerém sendo jogada as traças sem um planejamento profissional expondo um clube tantas vezes campeão ao vexame de levar uma goleada para a Portuguesa e uma verdadeira aula de estratégia imposta pelo adversário.

O Vasco não é diferente.  O Gigante da Colina ainda se refaz da campanha terrível que culminou com o rebaixamento para a série B. O time precisa de uma ampla reformulação, mas não se pode colocar a responsabilidade nas costas de meninos que ainda não tem a maturidade necessária para representar em campo um clube das tradições do clube de São Januário.

Marcelo Cabo recém contratado precisa dar inicio ao trabalho e a diretoria precisa com urgência definir que fica para a série B ou quem vai precisar procurar um novo rumo.