Maioria do STF recusa ações contra Copa América e torneio está confirmado no Brasil | Toque de primeira

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para rejeitar uma das ações que buscava impedir a realização da Copa América no Brasil por causa da pandemia de covid-19, em julgamento no plenário virtual da corte nesta quinta-feira, 10.

A relatora dessa ação, ministra Cármen Lúcia, justificou a recusa da ação pela “carência de atendimento aos pressupostos processuais”, como a ausência de indicação do ato do Poder Executivo a ser revogado na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF).

Ela disse, no entanto, que a recusa da ação “não exime os agentes públicos competentes de adotarem decisões e providências sanitárias, de segurança pública e outras que deem cumprimento aos protocolos adotados no plano nacional, estadual e local e ainda daqueles que venham a ser necessários para que se completem todas as medidas para prevenir, dificultar e tratar os riscos e sequelas de transmissão, contaminação e cuidado pela covid-19”.

Até o momento, a relatora foi acompanhada por outros cinco ministros: Marco Aurélio Mello, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli, responsável pelo voto que deu maioria.

Embora isso não signifique um resultado definitivo, o julgamento dessa ação pode indicar uma tendência de entendimento do Supremo para os outros dois processo que também estão em julgamento virtual com questionamento à realização da competição esportiva.

A primeira rodada terá neste domingo Brasil x Venezuela ás 18 horas em Brasília e Colômbia e Equador ás 21horas na Arena Pantanal no Mato Grosso. Na segunda feira; Argentina x Chile (18 horas) Engenhão no Rio e Paraguay x Bolívia ´(21 horas), Estádio Pedro Ludovico.

Copa América vê patrocinadores ‘sumirem’ para evitar desgastes

Desde o anúncio oficial da Conmebol de que a Copa América 2021 será disputada no Brasil, a competição entre seleções sul-americanas já sofreu uma queda representativa de apoio comercial. Nesta semana, duas patrocinadoras já declararam que estão em declinando em exibir suas marcas no evento: Mastercard e Ambev. Segundo o especialista Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports & Marketing, a postura é inédita.

As saídas acontecem em meio aos desentendimentos sociais sobre a realização do evento. Parte dos torcedores reclama que a vinda de 11 delegações estrangeiras pode significar um risco aos brasileiros. Colômbia e Argentina declinaram de receber a Copa América, no último mês, por receios do aumento de casos na pandemia. 

Enquanto caminha para alcançar a triste marca de 500 mil vidas perdidas pela pandemia de Covid-19, o Brasil planeja receber os jogos em algumas sedes, o que está sendo definido ainda pelo governo de Jair Bolsonaro. Na opinião de Wolff, as marcas querem evitar qualquer desgaste ao aproximar-se desse “vespeiro”. 

Voltaço tem prova de fogo na série C

Após golear o Manaus  o Volta Redonda será submetido a uma verdadeira prova de fogo tendo que atuar duas vezes seguidas fora de casa tendo pela frente Botafogo da Paraíba e Paysandu em Belém do Pará, dois clubes de tradição no futebol do norte/nordeste do país.

Serão vários dias em viagens cansativas e campos desconhecidos que requer além de um elenco equilibrado o desgaste emocional e físico naturais num calendário que obriga os clubes a longos percurso e consequentemente a deslocamentos e alteração na dieta dos atletas o que pode contribuir para alteração no rendimento de alguns atletas.

O time terá dois retornos. O lateral Oliveira e o zagueiro Gabriel Pereira cumpriram suspensão e ficam a disposição, mas com base nos treinamentos da semana o técnico Neto Colucci deverá manter Júlio Amorim na lateral e Grassom na zaga ao lado de Heitor.

Cristiano Ronaldo é escolhido o maior jogador europeu do século em eleição promovida pela BBC

Em uma votação on-line promovida pela emissora britânica BBC, o português Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador europeu do século XXI.

Se preparando para a disputa da Eurocopa com Portugal, o craque da Juventus “derrotou” na final da apuração o meia Andrés Iniesta, lenda do Barcelona e hoje atuando no Vissel Kobe, do Japão. CR7 teve 56% dos votos, contra 44% do espanhol.

Nas fases anteriores, Ronaldo também já tinha deixado pelo caminho Luka Modric, Harry Kane, Karim Benzema, Thierry Henry, Zinedine Zidane e Paolo Maldini.

Portugal de Cristiano Ronaldo está no grupo F do torneio ao lado de França, Alemanha e Hungria, rivais na estreia no dia 15 de junho, em Budapeste

Botafogo vai inaugurar estátua de Túlio Maravilha no estádio Nilton Santos

O Botafogo informou, na tarde desta terça-feira (8), que o panteão de ídolos que o clube ostenta no estádio Nilton Santos vai ganhar um novo integrante: Túlio Maravilha. O antigo camisa 7, que fez sucesso na década de 90 e foi o craque do título brasileiro de 1995, ficará eternizado em uma estátua no setor leste que será inaugurada nesta sexta-feira (11).

“Só quem tem ídolos da nossa grandeza e em quantidade pode reverenciá-los. A estátua do Túlio é, sobretudo, uma homenagem à nossa torcida. Um campeão, vencedor, artilheiro de tudo, mais do que merecedor. É o símbolo de um momento muito importante de nossa história e a quem devemos agradecer pela legião de fãs que gerou”, destacou o presidente Durcesio Mello.

Esculpida pelo renomado artista plástico Edgar Duvivier, a estátua de Túlio Maravilha é a quinta a ser produzida por ele especialmente para o estádio alvinegro. No setor oeste, há monumentos de Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho e Zagallo. 

Dívidas pode rebaixar Cruzeiro e até proibir jogar competições nacionais

O Cruzeiro terá de lidar com mais problemas em relação a processos na FIFA que podem acarretar até em rebaixamento à Série C do Campeonato Brasileiro ou até ficar impedido de disputar competições nacionais. O time mineiro precisa quitar valores referentes a três jogadores. O primeiro caso é do meia Arrascaeta. O Cruzeiro tem de arcar com R$ 7 milhões, um débito com o Defensor do Uruguai por uma dívida da época da compra do jogador, em 2015.

Já houve uma sentença final contra a Raposa aplicada pelo TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), última instância de apelação em casos dessa natureza, num processo acionado pelo time uruguaio. Se não quitar o débito com os uruguaios, o Cruzeiro poderá ficar sem poder registrar novos atletas no seu elenco.

Outras punições, mais graves inclusive, podem vir de dívidas que precisam ser pagas referentes ao atacante Riascos, em 2015, junto ao Mozatlán, do México, o volante Danilo e até sobre a venda do meia atacante Caio Rosa revelado pelo Volta Redonda, vendido para os Emirados Árabes sem que o time da Cidade do Aço fosse ressarcido por ter sido o clube formador.