O compromisso do jornalista é com os fatos

Discursos de Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU causa perplexidade internacional. Avaliação é a de que atual presidente brasileiro perdeu a sua última chance de ser respeitado. Vale lembrar que não se trata de ser contra ou a favor, ser de direita ou esquerda, infelizmente a viagem da delegação Brasileira aos EUA para Assembleia Geral da ONU acabou manchando ainda mais a imagem do país perante o mundo. Bolsonaro mentiu em seu discurso e a imprensa mundial repercutiu

The Washington Post

O discurso do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU causou perplexidade internacional por conta de sua agressividade sem precedentes, visão de mundo retrógrada e disseminação de informações inverídicas.

Um dos mais experientes correspondentes internacionais do país, Jamil Chade, resumiu assim a repercussão global: “Jair Bolsonaro não tinha chegado sequer à metade de seu discurso e meu whatsapp, Signal e email já estavam sendo bombardeados por mensagens de diplomatas e representantes de entidades internacionais. Todos chocados com o que estavam ouvindo. Mas uma das mensagens particularmente dura veio de um representante que faz parte da cúpula das Nações Unidas: ‘Ele (Bolsonaro) acabou de perder a última chance de ser respeitado’. Em outra mensagem, um mediador perguntava: ‘há algo mais extremo que essa visão de mundo?’”.

Daily News

Bolsonaro teve surto delirante no discurso da ONU. – Auxílio de 800 dólares – Brasil a beira do socialismo – A favor da vacinação – Manifestação 7 de setembro maior da história alguém acredita ?

New York Times

Visivelmente descontrolado e indecente, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez gestos obscenos a manifestantes que protestavam contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em Nova Iorque na noite de segunda-feira (20).

Uma resposta de um governo sem respostas, nem para a morte, nem para pobreza, nem para a fome, o desemprego, o desmatamento, a corrupção e nem para violência.

The Guardian

O também britânico Guardian , por sua vez, colocou seu correspondente para a América Latina, Tom Phillips, para acompanhar e comentar a participação de Bolsonaro em sua cobertura ao vivo da Assembleia Geral. Segundo Phillips, com um discurso “aparentemente escrito por seus assessores mais radicais de extrema direita”, Bolsonaro ofereceu ao mundo um vislumbre de “um governo introvertido, obcecado por conspirações e profundamente arrogante” que agora está à frente do país.

“Alguns tinham esperança de que Bolsonaro adotasse um tom mais conciliador ao se dirigir aos líderes mundiais na ONU pela primeira vez, mas em segundos ficou claro que eles iriam se decepcionar”, escreveu o jornalista do Guardian, dando como exemplos seu “ataque trumpiano” ao socialismo, as indiretas ao presidente francês, Emmanuel Macron, sobre a Amazônia, e as críticas ao politicamente correto e aos “progressistas ateus”, para “deleite de seus apoiadores pentecostais”. Concluindo, Phillps afirmou que os aplausos protocolares “não deixaram dúvidas de que muitos delegados não podiam esperar para se verem livres do líder do Brasil”.

Greenpeace

Declarações falsas, distorcidas ou negacionistas de Bolsonaro são recorrentes em seus pronunciamentos públicos. É assim que o presidente tem “respondido” aos problemas ambientais do Brasil. Não há surpresas em um discurso que não se apoia na realidade

Herold Journal

“Meu governo recuperou a credibilidade externa”, disse Bolsonaro. O Brasil nunca esteve tão isolado em nível internacional. Bolsonaro mente e tenta, a qualquer custo, esconder os danos de seu governo”.

Infelizmente esta e a visão do Brasil perante ao mundo nos dias de hoje