Preconceito com crianças – precisamos falar sobre isso!

Neste fim de semana, estive com amigas Mamães e durante o bate papo um assunto foi unanimidade: a dificuldade de encontrar locais “bacanas” para levar nossa pequena prole. Conversa vai, conversa vem … e listamos VÁRIOS locais que estamos acostumadas a frequentar (ou estávamos) que não aceitam crianças! Há algum tempo, me lembro de ter visto nas Redes Sociais, uma piada que um estabelecimento comercial de São Paulo fez referindo-se a crianças (foto).

Precisamos falar sobre isso? Pra mim, isso tem muito a ver com a sociedade que vivemos hoje. Sei que tem muita gente que quer sair, e ter um ambiente calmo pra conversar, e blá blá blá. Mas gente, peraí né?! Será que meus hormônios ainda estão tão remexidos, que estou vendo problema onde não existe. Pra mim, essa placa aí, tem um tom de piada né? (jamais imaginei que alguém escrevesse isso a sério). Mas eu acredito sim que, em diversas situações, há um enorme preconceito contra crianças.

Minha crítica é a todos os locais, pessoas, ideias ou movimentos que, seja de forma séria ou através de humor (duvidoso, no caso), trate crianças sem o respeito que elas, como qualquer ser humano, merecem. Crianças são apenas crianças, com suas vontades, desejos e anseios e que estão descobrindo o mundo, como nós também descobrimos uma vez, e que estão aí aprendendo a se comportar com base nas experiências que vivem e no relacionamento que constroem com as pessoas que as rodeiam. Vamos aprender a respeitar as diferenças, as limitações e nos colocar no lugar do outro. Vale a pena. É um exercício que não dói, só acrescenta e nos ensina muito.

E você, conhece algum lugar bacana para curtir o dia com a família – e crianças, é claro? Mande pra gente! Vamos adorar contar sobre lugares bacanas aqui na região!

 

Joice Trindade
Sigam Mamãe Descomplicada 
Parcerias através de Msgs na Página
e-Mail: mamaedescom@gmail.com
Mandem Sugestões