Projeto Olimpíadas 2020

Em 2020 o mundo inteiro estará voltado para os jogos olímpicos e paraolímpicos que acontecerão em Tóquio no Japão entre os meses de julho e setembro. A olimpíada é a maior competição esportiva do mundo que engloba países de todos os 5 continentes. Atletas de várias modalidades esportivas de atletismo, voleibol, basquetebol, natação, futebol, nado sincronizado, remo, canoagem, judô, boxe e muitas outras, competirão defendendo a sua bandeira e tentando um lugar ao pódio.

Para não perder tempo a E. M. Luiz Marinho Vidal, no bairro Jaqueira, em Piraí, se prepara para realizar algumas ações esportivas visando a movimentação mundial em torno dos jogos olímpicos. A abertura do projeto aconteceu em outubro de 2019 quando a atleta olímpica Isabel Swan (Vela), medalha de bronze nos jogos olímpicos 2012, em Londres, na Inglaterra, visitou a escola para participar e fazer a abertura oficial do projeto. Ainda em 2019 duas clínicas foram realizadas para os alunos. Os professores Paulo Roberto Moreira e Rodrigo Neves (Futsal – Barra do Piraí), Mauro Bandit (Atleta de Futsal – Rio de Janeiro) e Marquinho Silva (Futebol – Volta Redonda), o técnico da equipe Santos VR foram os profissionais que ministraram as clínica no ano passado.

Para o ano de 2020 foram preparadas várias clínicas esportivas com alguns profissionais de educação física e esporte que já possui bastante experiência com crianças e com as modalidades esportivas. Os alunos realizarão aulas práticas e experimentarão diversas modalidades esportivas. Os profissionais convidados virão de várias cidades do estado do Rio de Janeiro e do Paraná. De Barra do Piraí: Prof. Rogers Teixeira (3º DAN – Faixa Preta – Taekwondô). De Piraí: Profª. Cláudia Rodgers (Handebol), Prof. Derides Rosa (3º DAN – Faixa Preta – Judô) e SenseiEdenílson Gomes (Faixa Preta – Jiu-Jitsu).

Do Rio de Janeiro: Prof. Felipe Assis (4º DAN – Faixa Preta – Karatê). De Volta Redonda: Prof. João Carlos Batista e Profª. Andreza Oliveira (Técnicos da Equipe Garra de Badminton), Prof. Robson Ribeiro (Técnico da Equipe Adulta de Futsal de Volta Redonda) e Prof. Fernando Paiva (Diretor e Atleta da equipe Adulta do Volta Redonda Rugby). De Valença: Prof. Haroldo Filho (Árbitro Internacional de Handebol). De Maringá (Paraná): Prof. Alessandro Fadul (Mestre em Educação Física), atualmente técnico da equipe masculina do Denk Maringá que disputa a Superliga Nacional Adulto.

A equipe Volta Redonda Rugby, Projeto Jitsu Piraí – JiuJitsu para Todos, Secretaria Municipal de Esporte (Piraí), Secretaria Municipal de Educação (Piraí), Equipe Garra (Volta Redonda) e a Academia RTF (Barra do Piraí) irão liberar gratuitamente alguns de seus profissionais para realizar as clínicas esportivas.

A escola já conseguiu a visita do atleta paralímpico da natação Luiz Cláudio de Souza (RTF Academia) para conversar com os alunos e contar a sua história. Outros atletas já estão em negociação com a escola.

As clínicas acontecerão nas aulas de educação física dos professores Fernando Marlos e Glauber Guardengui responsáveis por todas as ações do projeto. O Projeto começou em outubro de 2019 e encerrará no mês de junho de 2020. Em 2016 a escola que é dirigida pelas diretoras Cláudia Santos e Neyri Justino realizou o mesmo projeto. Na ocasião os alunos tiveram clínicas de voleibol, judô, rugby e esgrima. E tiveram a oportunidade de assistir gratuitamente aos jogos olímpicos Rio 2016 no Parque Olímpico através de uma parceria com a Confederação Carioca de Esgrima e com a Confederação Internacional de Esgrima. A escola não tem patrocinadores ou recebe qualquer verba de patrocínio para realizar o projeto.

As professoras de português Juliana Rabelo e Cida Marfori realizarão uma atividade de leitura e escrita. A atividade é que os alunos do 6º ao 9º ano escreverão cartas para todos os atletas e convidados que já estiveram na escola. Os alunos irão agradecer pela participação dos ídolos do esporte que estiveram na escola desde 2014. Receberão as cartas: Roberto Dinamite, Bebeto, Edmundo, Glauber, Jonílson, Lugão (Futebol), Sebastian Cuattrin (Canoagem), Luiz Lima, Milene Comini e Ricardo Prado (Natação), Giovani Gávio e Emanuel (Voleibol), Robson Caetano e Luciana Mendes (Atletismo), Adriana Samuel, Bárbara Seixas e Fernanda Berti do (Volei de Praia), Daiane dos Santos e Flávia Saraiva (Ginástica Artística). Os atletas paralímpicos também receberão cartas: Caio Ribeiro e Débora Benevides (Paracanoagem), Clodoaldo Silva (Natação), Fábio Bordignon e Anderson Lopes (Atletismo), Davizinho Radical (Surf Adaptado), entre outros. Assim a escola estimulará a leitura e a escrita dentro de um projeto de educação física com a ajuda de várias disciplinas.

Clínica de Badminton

Prof. João Carlos Batista e Profª Andreza Oliveira

(Parceria com a Equipe Garra)

Dia: 11 de março de 2020 (quarta-feira)

Horário: 8h30min

Clínica de Judô

Prof. Derides Rosa

(Parceria com a Secretaria de Esportes de Piraí)

Dia: 12 de março de 2020 (quinta-feira)

Horário: 12h30min

Clínica de Handebol

Profª. Cláudia Rodgers

(Parceria com a Secretaria de Educação Piraí/RJ)

Dia: 20 de março de 2020 (sexta-feira)

Horário: 7h

Clínica de Karatê

Prof. Felipe Assis

4º DAN – Faixa Preta

Dia: 25 de março de 2020 (quarta-feira)

Horário: 12h30min

Clínica de Rugby

Prof. Fernando Paiva

(Parceria com a equipe Volta Redonda Rugby)

Dia: 08 de abril de 2020 (quarta-feira)

Horário: 8h30min

Clínica de Futsal

Prof. Robson Ribeiro

Técnico da Equipe de Volta Redonda

Dia: 17 de abril de 2020 (sexta-feira)

Horário: 7h

Clínica de Taekwondô

Prof. Rogers Teixeira

3º DAN – Faixa Preta

Dia: 08 de maio de 2020 (sexta-feira)

Horário: 12h30min

Clínica de JiuJitsu

SenseiEdenílson Gomes

Faixa Preta

(Parceria com o Projeto Jitsu Piraí – JiuJitsu para Todos)

Dia: 13 de maio de 2020 (quarta-feira)

Horário: 8h30min e 12h30min

Clínica de Voleibol

Prof. Alessandro Fadul

Técnico do Denk Maringá (Superliga Masculina)

Dia: 15 de maio de 2020 (sexta-feira)

Horário: 7h

Clínica de Handebol

Prof. Haroldo Filho

(Árbitro Internacional de Handebol)

Dia: 20 de maio de 2020 (quarta-feira)

Horário: 8h30min