Volta Redonda tem edital aberto para contratação de artistas

Objetivo é a atuação nos eventos da Secretaria de Cultura até o fim de 2019

A Prefeitura de Volta Redonda está com edital aberto para contratação de artistas para atuação em eventos culturais do município até o fim de 2019. A programação para os próximos meses inclui October Fest, Anime Fest Fun, Festival das Crianças, Semana do Povo Preto e Natal, além de edições dos projetos Circuito Arigó nos Bairros, VR Colorida e Arena da Viola. Artistas de toda a região podem conhecer os editais, disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura, no www.voltaredonda.rj.gov.br.

A secretária de Cultura, Aline Ribeiro, informou que o município tem uma extensa programação de eventos para os últimos meses do ano. “Para isso contamos com a participação dos artistas e pedimos que se inscrevam, aproveitando essa oportunidade democrática que são os editais”, disse, ressaltando que as inscrições podem ser entregues até no momento do sorteio que será no próximo dia 30 de setembro, às 9h30, no auditório do Furban.

Ela lembrou, ainda que o edital está aberto para artistas de toda região e é importante que todos leiam os editais, pois as documentações são específicas em cada caso e alguns documentos devem ser solicitados com antecedência. “Para facilitar a compreensão, a secretaria realiza o SMC Explica, que aconteceu durante o ano para explicar o edital e tirar dúvidas. E também há uma equipe da secretaria à disposição dos candidatos na secretaria para esse atendimento”, contou Aline.

Há oportunidades para atores e dançarinos para apresentação nos bairros e escolas; grafiteiros para o projeto VR Colorida; músicos ou grupos para shows de samba, rap e reggae; DJs que tocam Black, pop, rock ou MPB; e duplas sertanejas; contadores de história e grupos de teatro infantil; além de sósias de Papai Noel e animadores de eventos.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, acredita que esta é a forma mais democrática de contratar os artistas para atuarem nos eventos públicos. “Após a abertura dos envelopes, é avaliada a documentação e o portfólio do artista de acordo com a vaga que pleiteia para aprovação. Quando o número de candidatos aprovados é maior que as vagas, é feito sorteio aberto à participação dos artistas concorrentes”, afirmou o prefeito.