Voltaço sem data para retornar | Toque de Primeira

O Volta Redonda comunicou aos atletas e toda a comissão técnica do departamento profissional que o retorno das atividades, a princípio marcado para esta segunda-feira, dia 23, será adiado por tempo indeterminado.

A diretoria tricolor ressalta que a decisão foi tomada diante do agravamento dos números da pandemia do Coronavirus no Brasil e no estado do Rio de Janeiro, principalmente pela incidência de casos confirmados na cidade de Volta Redonda e toda a região.

Estamos diariamente em contato com a Ferj, CBF e com os sindicatos dos jogadores e dos treinadores, mantendo todos informados sobre as próximas medidas, tanto referente aos campeonatos, quanto ao retorno aos treinamentos. A comissão técnica seguirá encaminhando programas de treinamentos para os atletas realizarem em casa, sempre reiterando o cuidado e isolamento neste momento difícil. Vamos continuar fazendo nossa parte e torcendo para que tudo se resolva o mais rápido possível – destacou o vice-presidente Flávio Horta Júnior.

Jogo Seguro tem redação final aprovada

O protocolo Jogo Seguro, produzido em conjunto pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e os médicos dos clubes que disputam a Série A do Campeonato Carioca – inclusive o presidente do Vasco, também médico, Alexandre Campello -, teve a sua redação final aprovada nesta quarta-feira (dia 15/04).

O documento, com 12 páginas, fundamentado em conceitos da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e Sociedades Médicas Especializadas será entregue aos órgãos governamentais, em momento oportuno, para apreciação e possíveis recomendações e servirá como “guidelines” para todos os clubes quando do reinício progressivo das atividades de treinamento.

Objetivos, aspectos técnicos sobre o Coronavirus e a Covid-19, pré-requisitos para retorno às atividades de treinamento, testes diagnósticos, transporte, vestiários, fisioterapia, departamento médico, nutrição, academia, rouparia/lavanderia e rotina de treinos foram itens detalhados no documento intitulado RECOMENDAÇÕES MÉDICAS PARA RETORNO AO FUTEBOL.

Flamengo pode ir a justiça para receber da Adidas

Como a Adidas ainda não depositou a primeira de duas parcelas anuais estimadas em R$ 9 milhões, o Flamengo não descarta acionar a fornecedora de material esportivo na Justiça. A informação foi inicialmente publicada pelo site da ESPN Brasil. 

Pela relação amistosa, iniciada no primeiro semestre de 2013, o Rubro-Negro busca uma solução amigável, com o presidente, Rodolfo Landim, à frente no “diálogo constante e aberto”, conforme apontado pela Adidas, em comunicado oficial emitido no último dia 6

O pagamento deveria ser efetuado há cerca de duas semanas, referente aos primeiros meses desta temporada, incluindo os bônus pelas conquistas da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, por exemplo.

O atual contrato entre Adidas e Flamengo é válido até dezembro de 2023, e o pagamento da fornecedora de material esportivo é feito ao clube de forma semestral, em parcelas iguais a serem realizadas nos meses de abril e outubro.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Flamengo já sofreu um baque inesperado nos últimos dias, quando o Azeite Royal, cuja logomarca estava estampada no calção, rompeu o contrato unilateralmente – assim como fez com Vasco da Gama, Fluminense e Botafogo, além do Complexo do Maracanã.

O Flamengo teme que um novo contratempo desta magnitude afete ainda mais as finanças e planejamentos de 2020.

Fluminense faz acordo para reduzir salário do elenco

Depois de algumas tentativas frustradas de acordo nas últimas semanas, a diretoria do Fluminense chegou a um acordo com o elenco para redução dos salários dos jogadores. A proposta depende de homologação do Sindicato dos Atletas de Futebol do Rio de Janeiro (SAFERJ). Nenê e Digão foram os representantes do grupo nas negociações. 

A diminuição dos vencimentos dos atletas não terá um valor fixo. Os valores serão descontados gradualmente entre 15% e 25% do total recebido por cada jogador. As folhas de fevereiro e abril (férias) de 2020 serão pagas integralmente. Em maio, haverá redução de 25%. Inicialmente os pagamentos de junho também serão feitos sem descontos, caso as competições sejam retomadas. Se as medidas de prevenção forem estendidas, pode haver mudanças, que vão depender de nova negociação. 

O clube passou a ser devedor do mês de março no dia 7 de abril. O clube vai parcelar o pagamento já com os 15% de redução da folha, quitando uma parte de forma imediata e o restante até o final do ano. O mês de abril, em que os jogadores tiraram férias coletivas, também será dividido com a metade do montante devido paga em dezembro. 

O trato entre o clube e o elenco também prevê uma cláusula por inadimplência. Caso o Tricolor não honre os compromissos até o o final do ano, as reduções acordadas serão canceladas. O elenco tricolor segue de férias até o dia 20 de Abril

Funcionários com os salários mais altos e cargos de maior hierarquia no clube, já haviam aceitado redução salarial de 15% para amenizar os impactos econômicos do período de inatividade e garantir a manutenção de emprego

Botafogo só voltará a jogar após quarentena

Se as autoridades responsáveis pelo futebol no Rio de Janeiro pretendem voltar com as atividades, o Botafogo tem uma posição forte em relação a isto. A Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), internamente, já procura maneiras de retomar o Campeonato Carioca.

Carlos Augusto Montenegro, membro do Comitê Executivo de Futebol do Alvinegro, contudo, afirma que o Botafogo não vai entrar em campo até as instituições de saúde colocarem um fim à quarentena diante da pandemia do coronavírus.

– É a coisa mais simples do mundo. Só vamos voltar quando as autoridades liberarem pessoas para trabalhar. Não terá nada de especial com jogador. “Se a federação quiser antes”? O Botafogo não vai jogar. Querem fazer protocolo, não tem protocolo. Estamos tendo atitudes responsáveis e não há nada mais importante que vidas humanas – afirmou o dirigente em entrevista ao “UOL”.