Voltaço vence Resende e encara Flamengo nas semi finais | Toque de primeira

Sem a presença da torcida , sem imagens da TV mas com uma partida impecável o Volta Redonda derrotou o Resende por 2 a 1 no Maracanã e assegurou a vaga para encarar o Flamengo no domingo nas semi finais da Taça Rio. Os gols marcados por João Carlos e Pedrinho deram ao time da Cidade do Aço não só o direito de seguir na competição, mas o título da Taça Independência como o melhor entre os clubes de menor investimento e a garantia da vaga na Copa do Brasil em 2021.

 Com a vitória sobre o Resende, o Volta Redonda alcançou os 10 pontos na tabela, chegou à segunda colocação do Grupo B, garantiu a vaga no mata-mata e vai enfrentar o Flamengo, líder do grupo A, com 15 pontos, em busca de uma vaga na grande final da competição. O confronto será disputado no próximo domingo (05), no Maracanã, ainda sem horário definido. O Vasco chegou a tentar a classificação e venceu o Madureira, mas ficou e terceiro lugar e está eliminado do torneio.

Após a partida o técnico Luizinho e o Presidente Flávio Horta se reuniram no centro do gramado para agradecer o empenho dos jogadores que após vários dias confinados devido a pandemia do covid-19, retornaram em boas condições fechando a segunda fase com duas vitórias marcantes; 3 a 0 sobre o Fluminense e 2 a 1contra o Resende.

Devido a rescisão do contrato da Rede Globo com a Federação a assessoria de imprensa do Volta Redonda montou um esquema importante com uma transmissão de ótima qualidade do narrador Vitor Costa (ex-Futrio) e do assessor Pedro Borges como comentarista . Foram mais de 5 mil acessos mostrando que é possível fazer um bom trabalho de divulgação mesmo com poucos recursos técnicos.

Globo rescinde contrato de transmissão do Campeonato Carioca

A Globo rescindiu nesta quinta-feira o contrato de transmissão do Campeonato Carioca. A decisão foi tomada após quebra da exclusividade prevista no compromisso assinado com 11 clubes que disputam a competição – a exceção é o Flamengo – e a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).

Apesar da rescisão, a emissora vai manter os pagamentos previstos para este ano. Os clubes com contrato e a Ferj foram informados da decisão na manhã desta quinta.

Apesar da rescisão, a emissora vai manter os pagamentos previstos para este ano. Os clubes com contrato e a Ferj foram informados da decisão na manhã desta quinta.

Leia na íntegra a nota da Globo:

“A Globo anunciou hoje que não vai mais transmitir o Campeonato Carioca. A emissora rescindiu o contrato que mantinha com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e com os Clubes, mas manterá os pagamentos desta temporada.

No entendimento da Globo, o contrato foi violado ontem, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. A exceção foi o Flamengo. Na ocasião da assinatura e por várias temporadas em que o contrato foi cumprido, a legislação brasileira previa que, para a transmissão de qualquer partida, era necessária a obtenção de direitos dos dois Clubes envolvidos. Legalmente, ninguém poderia transmitir os jogos do Flamengo no Carioca e só a Globo poderia transmitir os demais.

No dia 18 de junho, a Presidência da República editou a Medida Provisória 984, passando ao mandante dos jogos os direitos de transmissão. O Flamengo se baseou nessa MP para transmitir a sua partida ontem no Maracanã. A Globo entende que a Medida Provisória não poderia alterar um contrato celebrado antes de sua edição e protegido pela Constituição.

Como a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e os demais Clubes não foram capazes de garantir a exclusividade prevista no contrato, não restou à Globo outra alternativa além da rescisão e o encerramento das transmissões dos jogos do Carioca – incluindo os três jogos de hoje que encerram a quinta rodada da Taça Rio e que seriam exibidos no Sportv e no Premiere.

A Globo é parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas e entende a importância do esporte para Clubes, jogadores, marcas e torcedores. Exatamente por isso, apesar da decisão de rescindir o contrato imediatamente, a Globo está disposta a fazer os pagamentos restantes desta temporada, em nome da sua parceria histórica com o futebol e da sua boa relação com as equipes. Mas acredita que o futebol só será capaz de vencer as inúmeras dificuldades com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros.”

Federação emite Nota Oficial que proíbe clubes filiados a negociar seus jogos

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro foi surpreendida, nesta data, com a notificação da TV Globo sobre a rescisão de contrato dos direitos de transmissão do Campeonato Carioca e ainda com a informação, no documento, de que a emissora garante o pagamento integral da cota de 2020.

Assim sendo, a FERJ apresentará a contra notificação e entende que os clubes signatários do contrato, no momento e mesmo como mandantes, não devem exercer o direito de transmitir suas partidas até posterior decisão.

Flamengo vence Boavista a tem recorde de audiência em transmissão independente

O confronto entre Flamengo e Boavista, pela quinta rodada da Taça Rio, fez história na Internet.  Segundo o UOL, a partida exibida simultaneamente no canal FlaTV e nas plataformas oficiais do clube no Facebook e Twitter, além da ferramenta MyCujoo, ultrapassou a marca de 2,2 milhões de espectadores às 22h15 desta quarta-feira. A exibição ultrapassou os índices do clássico entre Grêmio e Inttorcidaernacional, disputado pela Copa Libertadores deste ano, que foi acompanhada por 2,1 milhões.


Além disto, o jogo se tornou a transmissão entre equipes ao vivo mais vista no YouTube brasileiro, ao ultrapassar a marca de 2 milhões de espectadores. O YouTube também divulgou que o confronto envolvendo o Rubro-Negro teve 14 milhões de visualizações. 

A mobilização foi refletida nas redes sociais, com a hashtag #EuAssistonaFlaTV ficou na primeira colocação dos Trending Topics no Brasil.   

O confronto ajudou a “fomentar” o canal oficial do Rubro-Negro. Durante a transmissão da partida, o narrador Emerson Santos destacou que a FlaTV ultrapassou a marca de 4,2 milhões de inscritos.

Além de Emerson Santos, a transmissão teve comentários Alexandre Tavares e do ídolo histórico do clube, Raul Plasmann.  A exibição do jogo da FlaTV foi proporcionada pela MP 984, que dá ao clube mandante o direito de veiculação de um jogo. 

No campo uma vitória tranquila por 2 a 0 sobre o Boavista, gols de Pedro e Gerson, e a garantia da liderança geral do campeonato.  Como o rubro negro já é o campeão da Taça Guanabara a conquista da Taça Rio garante o bicampeonato estadual sem a necessidade de decisão. No domingo jogam; Fluminense x Botafogo e Flamengo x Volta Redonda.

Pouco inspirado, Fluminense empata com o Macaé

O Fluminense continua sem marcar gols depois do retorno ao Campeonato Carioca. Nesta quinta-feira, pela 5ª rodada da Taça Rio, o Tricolor ficou no empate por 0 a 0 com o Macaé, no Estádio Elcyr Resende, em partida sem torcida e sem transmissão da televisão. Com atuação irregular e pouco inspirada, o time de Odair Hellmann segue sem convencer, mas está classificado para a semifinal da competição. 

Depois de uma reestreia fraca, o técnico Odair Hellmann promoveu algumas alterações na equipe do Fluminense. O meia Nenê, recuperado da COVID-19, entrou na vaga de Paulo Henrique Ganso. Já Wellington Silva, que havia testado negativo, mas teve contato com um infectado, substituiu o atacante Evanilson. No lugar de Egídio, expulso contra o Volta Redonda, deu lugar a Orinho na lateral esquerda.
Apesar das  mudanças o time não evoluiu e só não foi derrotado porque o atacante Alexsandro do Macaé perdeu um gol incrível nos minutos finais da partida realizada no Estádio Eucir Mendonça em Bacaxá

Vasco vence o Madureira, mas está eliminando

A vitória sobre o Madureira por 1 a 0 não bastou para garantir o Vasco entre os finalistas da taça Rio. O vitória do Volta Redonda sobre o Resende eliminou qualquer chance do time cruzmaltino no campeonato.

O Botafogo conseguiu a quarta vaga no empate em zero a zero contra a Portuguesa na Ilha do Governador e se qualificou para enfrentar o Fluminense na outra semi final. Flamengo x Volta Redonda fazem o outro jogo das semi=finais.

Manoel Alves (ACERJ 0242)