Uma vitória para lavar a alma | Toque de Primeira

O domingo começou triste para o Volta Redonda pela morte do torcedor e conselheiro Paulo Pires, mas terminou em festa com a goleada de 5 a 0 sobre o Manaus numa ampla reabilitação da derrota na estreia para o Altos do Piaui.

O resultado foi importante em vários  aspectos; devolve a confiança, mostra o poder de reação, o comando técnico, que superou o impacto negativo pela derrota na estreia e ainda pode mostrar a evolução de alguns setores e a boa estreia do zagueiro Grassom e do atacante Rômulo.

As outras boas novidades foram as atuações do garoto Júlio Amorim autor de uma assistência milimétrica para o gol de Luciano Naninho, a melhor partida do volante Emerson Junior e do atacante MV autor de dois dos cinco na goleada que faz o time da cidade do aço pagar com juros o déficit de gols que era de três e terminar a segunda rodada com um saldo de dois positivos.

A ausência do artilheiro João Carlos foi sentida antes da bola rolar, mas durante o jogo o atacante Rômulo mostrou que pode fazer torcida não sentir tanta saudade do atacante emprestado para o futebol paulista e que pelo contrato, e se houver interesse só deverá retornar em agosto.

Olympic pagará R$ 122,85 milhões para ter o volante Gerson

A venda do meio-campista Gerson, do Flamengo, ao Olympique de Marselha, está praticamente sacramentada. Após os amistosos da seleção olímpica, o jogador retornará ao Brasil para realizar exames médicos, assinar contrato e ser oficialmente anunciado pelo clube francês.

De acordo com o jornal L’Équipe, a negociação envolvendo o atleta de 24 anos foi fechada em 20 milhões de euros (R$ 122,85 milhões, na cotação atual) fixos, mas uma série de bônus por metas quando ele começar a jogar pelo OM.

Com isso, em milhões de euros, Gerson se tornará a quarta venda mais cara da história do Flamengo.

Ainda de acordo com o veículo francês, o Flamengo terá 20% de uma futura venda do meio-campista que o OM possa vir a fazer a qualquer outro clube.

No Flamengo, a negociação é tratada como fechada. Prova disso foi a conversa de Marcos Braz com um grupo de torcedores do clube. No papo, revelado pelo jornal O Globo, o dirigente, ao ser interpelado para que não vendesse Gerson aos franceses, foi sincero.

Ih, irmão… Já foi!”, disparou.

Essa será a 2ª passagem de Gerson pelo futebol europeu.

Revelado pelo Fluminense, ele foi vendido ainda muito jovem à Roma. Na Itália, ainda defendeu a Fiorentina por empréstimo, antes de ser contratado pelo Flamengo.

 

Rogério Caboclo é afastado da presidência da CBF após denúncia de assédio sexual e moral

Rogério Caboclo, momentaneamente, não é mais presidente da CBF. O dirigente foi afastado por 30 dias, neste domingo, por uma determinação da Comissão de Ética do Futebol Brasileiro, após o ge revelar que uma funcionária da entidade o acusou de assédio sexual e moral.

Ele nega todas as acusações. A CBF foi notificada da decisão e divulgou nota nesta tarde. Informou que o processo vai seguir rito sigiloso. Confira:

“A CBF informa que recebeu na tarde deste domingo, 6, decisão da Comissão de Ética do Futebol Brasileiro suspendendo temporariamente (pelo prazo inicial de 30 dias) o Presidente Rogério Caboclo do exercício de suas funções. Seguindo o Estatuto da entidade, toma posse interinamente, por critério de idade, o vice-presidente Antônio Carlos Nunes de Lima. A decisão é sigilosa e o processo tramitará perante a referida Comissão, com a finalidade de apurar a denúncia apresentada.”

O vice-presidente mais velho, Antônio Carlos Nunes, assume durante o período de afastamento. Uma reunião extraordinária entre os diretores da CBF e os oito vice-presidentes eleitos foi convocada para a manhã de segunda-feira, no Rio de Janeiro.

Pressionado por patrocinadores e outros dirigentes da confederação, Caboclo agora cuidará de sua defesa – ele afirma que nunca cometeu nenhum tipo de assédio e vai provar no processo da Comissão de Ética, criada em 2017 – e sairá de cena no momento de atrito entre comissão técnica e jogadores da seleção brasileira antes da Copa América. Tite e o grupo de atletas prometem se manifestar na terça-feira sobre a realização do torneio no país.

Neste domingo, o apresentador André Rizek, do SporTV, revelou que Rogério Caboclo prometeu ao governo federal trocar Tite por Renato Gaúcho após o jogo contra o Paraguai, terça, pelas Eliminatórias.

 

Argentina emite nota oficial para confirmar participação na Copa América: “Esforço enorme”

 

A Associação de Futebol Argentino (AFA) emitiu um comunicado oficial na tarde deste domingo confirmando a participação da seleção de Messi e companhia na Copa América. Pouco depois, a Bolívia também se posicionou nas redes sociais para garantir a presença da seleção no torneio.

Nos últimos dias, houve a possibilidade de um pacto liderado entre capitães das seleções participantes (com Neymar como um dos entusiastas) para que não se disputasse o torneio, que será sediado no Brasil após desistências da própria Argentina e da Colômbia. Os colombianos desistiram por questões políticas, enquanto os argentinos devido ao crescimento da pandemia do coronavírus no país.

“A seleção argentina confirma sua participação na Copa América 2021, tal como reflete seu espírito esportivo ao largo de sua história. Com um esforço enorme da Associação de Futebol Argentino (AFA), que usou de todas ferramentas necessárias para poder garantir cada um dos cuidados específicos solicitados neste difícil momento que atravessamos. Todo o staff da seleção albiceleste trabalhará unido para sobrepor esta adversidade que, lamentavelmente, afeta todos sul-americanos de maneira igual”.

O comunicado vem um dia depois do presidente Jair Bolsonaro ter uma reunião com a Conmebol na qual garantiu a realização da Copa América. Os capitães das seleções de Uruguai, Argentina e Brasil foram convidados, mas não participaram.

 

Roger Machado critica jogo do Flu às 11h: “Pensam que estamos em Londres”

O técnico Roger Machado se mostrou incomodado com o horário da partida entre Fluminense e Cuiabá, às 11h (de Brasília), no Rio de Janeiro. Durante entrevista coletiva, o treinador reclamou de uma falta de bom senso em relação à marcação dos jogos do Brasileirão. “Foi um jogo difícil, num horário ruim, que o adversário está mais habituado. Às vezes me parece que o futebol brasileiro pensa que está em Londres, no inverno de Londres, jogando às 11h da manhã. Uma coisa é você jogar às 11h da manhã em Santa Catarina, no Paraná, no Rio Grande do Sul, no inverno. Outra coisa é jogar no Rio de Janeiro, no Nordeste”, criticou.

A alta temperatura impactou em um dos jogadores mais veteranos do elenco do Fluminense. Desgastado, Fred foi substituído aos 15 minutos do segundo tempo por Abel Hernández. Mesmo assim, o clube carioca saiu de campo com a vitória por 1 a 0, com gol marcado pelo jovem Gabriel Teixeira no primeiro tempo. Os próximos dois jogos do Fluminense serão contra o Red Bull Bragantino. Na quarta-feira (9), as equipes se enfrentam no jogo de volta da Copa do Brasil, depois de a equipe carioca vencer a ida por 2 a 0. No próximo domingo (13), eles jogam pela terceira rodada do Brasileirão.