1º. AlimentAÇÃO mostrou a força dos setores de panificação, confeitaria, alimentos e bebidas, em Volta Redonda

O 1º AlimentAÇÃO, imersão empresarial de panificação, confeitaria, alimentos e bebidas do Sul do Estado, que começou na sexta-feira (08/03), em Volta Redonda, e terminou ontem (10/03), reuniu cerca de 200 pessoas, entre empresários, fornecedores, sindicatos e lideranças desses setores. Durante esses três dias, o objetivo foi promover capacitação e networking, como foco no desenvolvimento das empresas desses segmentos. O encontro contou com uma programação extensa de palestras, workshop, dinâmicas e oficinas, com diversos temas, desde as tendências na produção, passando por gestão financeira e marketing. O evento, realizado pelo Grupo Alimenta Sul-Rio, aconteceu no Hotel Bela Vista, e teve como patrocinador oficial, a Firjan SENAI, e produção executiva do Grupo Bananall de Comunicação.

O presidente da Associação Brasileira de Panificação (Abip), Paulo Menegueli, participou de diversos momentos do evento, incluindo a solenidade de abertura, e falou sobre a importância desses encontros para o fortalecimento do setor. “Ficamos muito felizes de ver o Grupo Alimenta Sul-Rio promover um evento desse porte, que reuniu palestrantes de peso do setor, mostrando ainda a força do associativismo, que não só une empresários de segmentos que estão interligados, como também, gera benefícios, como essa imersão empresarial. É preciso de coragem para realizar, porque é uma estrutura que precisa de muito apoio e o sindicato conseguiu fazer com excelência, fortalecido com tantas empresas parceiras, em especial, a Firjan SENAI, que foi a patrocinadora oficial. Precisamos estar unidos para crescer, buscar inovação, investir em tecnologia e conhecer as novas tendências no setor de panificação, além de unir lideranças para continuar lutando contra uma carga tributária tão pesada em nosso país. Os organizadores do evento estão de parabéns”, disse.

O presidente do Grupo Alimenta Sul-Rio, Paulo Roberto Dinis Marques, fez um balanço desses três dias de muito trabalho. “Conseguimos reunir empresários do nosso setor não só da nossa região como de outros estados, como Minas e São Paulo, além da capital carioca, mostrando, porque o nosso segmento é um dos que mais crescem no país. Ele é formado por pessoas que querem desenvolver ainda mais suas empresas, desde a excelência em fazer um pão até a melhor forma de gerir as empresas. Tivemos aqui empresários que estão interessados em fazer a diferença e que aproveitaram cada segundo das palestras e das oficinas, ativos nas dinâmicas. Então, atingimos nosso objetivo maior, que foi o de fomentar o nosso setor com muito conhecimento e mostrar a importância do associativismo, que congrega tantas mentes em prol de um único objetivo, que é crescer juntos, porque, como em nossas casas, precisamos valorizar essa família formada por panificadores, confeiteiros e todas as empresas do ramo de alimentação e bebidas. Agradeço a todos os nossos parceiros, a Firjan SENAI, aos palestrantes e associados. Foram dia incríveis”, acrescentou.

Além de reuniões da Diretoria Executiva do Grupo Alimenta Sul-Rio, que discutiu pautas para futuros projetos, juntamente com diretores da Firjan SENAI, representada pelo presidente da Firjan Sul Fluminense, Henrique Nora Junior, os participantes também tiveram momentos de confraternização e troca de experiência, podendo expor suas impressões sobre o cenário econômico. O evento contou ainda com nomes de peso como palestrantes, entre eles, a chef confeiteira, Beca Milano; o famoso chef premiado e autor de livro, Luiz Farias; e Johannes Roos, padeiro e professor, nascido na Alemanha, formado pela Escola de Panificação Fuchs de Nurenberg.

Já o time Firjan SENAI, nessa Imersão Empresarial, foi formado pelos instrutores do Centro de Referência em Alimentos, Bebidas e Panificação da Tijuca (RJ), André Luiz de Souza, com mais de 30 anos de experiência, especialista em fermentação natural e técnicas avançadas de congelamento de pães; e Roberta Gomes, que trabalha desde os 15 anos com confeitaria, é mestranda em Ciências e Tecnologia de Alimentos no IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro). A especialista de Educação pela Firjan SENAI, Priscila Rezende, com mais de 20 anos de experiência, também vai participar de um painel. A programação ainda inclui oficinas, workshop, dinâmicas e circuitos de muita integração e compartilhamento de experiências, incluindo a Unidade Móvel da Firjan SENAI, a UMO.

O evento teve ainda um momento emocionante ao final, com a partilha de um pão preparado pelos participantes, apresentado por um dos empresários e padeiros mais antigos e tradicionais de Volta Redonda, Abílio Marques, que é uma referência não só como profissional, empresários, mas de resiliência. A partilha teve como significado a importância da comunhão por um mesmo objetivo, que é promover o crescimento por meio da união desses setores.

Para saber mais tudo sobre o evento é só acompanhar em @grupoalimentasulrio.