ACIAP-BM recebe retorno das forças policiais sobre incêndio do ônibus

Em carta aberta, entidade havia cobrado celeridade nas investigações sobre o ato

 

A diretoria da ACIAP-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) recebeu essa semana os comandos das polícias Civil e Militar, que participaram de sua reunião executiva, realizada no último dia 18. As autoridades deram esclarecimentos a respeito do ato de violência ocorrido em Barra Mansa, no último dia 13 de março, quando um ônibus foi incendiado na área central da cidade. A entidade, inclusive, se manifestou, por meio de uma carta aberta, solicitando rapidez nas investigações.

Estiveram presentes o delegado Rodolfo Atala e o delegado substituto Marcos Joaquim, 90ª DP, o comandante do 28º BPM (Batalhão de Polícia Militar), coronel Ronaldo Martins, e o comandante da 22ª Cia, capitão Cristiano Andrade.

O delegado Atala informou que as investigações estão sendo realizadas e deve-se chegar a uma identificação dos suspeitos nos próximos dias. Ele comentou que Barra Mansa tem um histórico recente nesse tipo de atentado violento, com ocorrências piores e que a atuação conjunta das polícias Civil e Militar no dia impediu que o alcance das ações fosse maior.

– Muito rapidamente nós agimos conjuntamente com a Polícia Militar, que colocou seu efetivo nas ruas para o controle da situação não só no dia, mas nos dias seguintes também, a fim de que não se tornasse algo pior. Sob essa perspectiva, a ação foi exitosa no dia e nos dias posteriores também – explicou ele, ressaltando que a ação conjunta das forças de segurança têm tido resultados positivos na melhoria da segurança no município.

O comandante do 28º BPM, coronel Martins também comentou sobre o ocorrido, destacando as medidas tomadas logo que o fato aconteceu. “Assim que tomamos ciência nossa ação foi imediata no sentido de destacar o efetivo para a assistência e prevenção de que os atos não fossem pra frente. Eles querem causar isso, esse terror, mas mostramos que vamos combater esse tipo de ação. Embora fique essa sensação de medo, a meu ver foi uma resposta à altura”, disse o comandante, ressaltando também a parceria entre as forças de segurança. “Um dado positivo é que, por exemplo, em janeiro deste ano não tivemos nenhum homicídio, isso nunca aconteceu em nenhum mês em Barra Mansa. Isso é fruto do trabalho das polícias, da Guarda Municipal, da população, do reforço com o programa Bairro Presente, entre outras ações”, destacou Martins.

.

O presidente da ACIAP-BM, Matheus Gattás, falou sobre o ocorrido, mencionando a necessidade da entidade de pedir respostas, uma vez que associados da casa foram prejudicados com o que aconteceu e que o ato afeta a população e as empresas da cidade.

– Não podemos nos calar diante desse tipo de ataque, é necessário que essas ações sejam punidas, uma vez que levam o pânico às ruas de nossa cidade, trazendo um clima de insegurança que reflete no cidadão, nas famílias, no comércio, enfim, no dia a dia do município. Esperamos mesmo que haja um combate e que situações como essa não fiquem impunes nem ocorram mais. Agradeço a presença de vocês conosco hoje, pela atuação e resposta que trouxeram – afirmou Gattás.