Comissão de Saúde da Câmara discute estratégia de vacinação contra Covid-19 com secretária da pasta

Estratégia de vacinação contra Covid-19 foi o tema principal do encontro na manhã desta segunda-feira, 26

A Comissão Permanente de Saúde, Educação e Assistência Social da Câmara de Vereadores de Volta Redonda, representada por seu presidente, o vereador Jari de Oliveira (PSB), esteve reunida com a secretária Municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, na manhã desta segunda-feira, 26. O grupo, que ainda conta com os vereadores Paulo Conrado (DC), que é o relator da comissão, e Sidney Dinho (Patriota), membro, solicitou o encontro para discutir melhorias no serviço oferecido à população.

A estratégia de vacinação contra Covid-19 foi o tema principal do encontro, com foco na validade da vacina CoronaVac para quem tomou a primeira dose e não conseguiu receber a segunda aplicação no prazo de 28 dias.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, a vacina não perde a validade, mesmo para quem tomou a primeira dose há mais de 28 dias, mas ressaltou que o município trabalha para cumprir o prazo indicado pelo fabricante. “A partir de agora, a prefeitura vai reservar a segunda dose. Para todos que tomarem a primeira dose da vacina, será estocada na secretaria a segunda dose”, afirmou Conceição, afirmando que os autistas e pessoas com síndrome de Down serão os próximos públicos alvo da vacinação.

Jari lembrou ainda que a secretária também se comprometeu em adotar uma estratégia de vacinação democrática. “A prefeitura vai manter o atendimento no sistema drive thru, mas também vai oferecer as doses nas unidades para facilitar o acesso ao maior número de pessoas”, informou o vereador.

A questão da falta de médicos e a dificuldade de contratação pela prefeitura, também abordada por Jari. “Conceição disse que a secretaria está vendo a possibilidade de criar uma fundação para contratação de médicos para a Rede Municipal da Saúde”, falou, acrescentando que a adesão ao programa Mais Médicos também pode ser uma saída.

Quanto às cirurgias eletivas, interrompidas pelo agravamento da pandemia da Covid-19, a prefeitura tenta parceria com instituições privadas para a retomada do serviço. “Segundo a secretária, as cirurgias de catarata são a prioridade”, contou o vereador Jari.

O atendimento domiciliar também esteve na pauta. O vereador Jari elogiou o serviço do SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar), mas acredita que deva chegar a mais pessoas. A secretária então assumiu o compromisso de ampliar a assistência. “Ela ainda se comprometeu a remanejar os profissionais de fisioterapia do município para tentar oferecer o serviço em casa”, acrescentou o vereador.