Jari cobra melhorias no transporte público de Volta Redonda e é contra ajuda financeira às empresas de ônibus

Vereador votou contra subsídio e reforçou que o serviço segue precário mesmo após suas ações que comprovam a desaprovação da população

O vereador Jari de Oliveira (PSB) votou contra o subsídio proposto pela Prefeitura de Volta Redonda para as empresas responsáveis pelo transporte público no município na sessão dessa terça-feira, dia 13, na Câmara de Vereadores. O parlamentar entende que a ajuda financeira não garante mais qualidade ao serviço prestado à população.

“Transporte público de qualidade é uma das principais lutas do meu mandato na Câmara de Vereadores e o subsídio proposto pela prefeitura não vai mudar este cenário. Não existe um contrato ou qualquer outro meio para que possamos fiscalizar a aplicação deste dinheiro, sendo assim, não há nenhuma garantia de que o serviço vai melhorar. Injetar mais recurso em empresas que não cumprem seu papel é desperdício de dinheiro público”, afirmou Jari.

Com fiscalizações periódicas baseadas em denúncias feitas pela população, o parlamentar comprovou atraso nos horários, eliminação de linhas e diminuição no número de veículos circulando em vários bairros, atrasos constantes, carros sem manutenção e passagem cara.

“E não é dando mais dinheiro às empresas que a situação vai mudar. A única maneira de melhorar o sufoco vivido diariamente pelos moradores de Volta Redonda que dependem do transporte público é a licitação total das linhas de ônibus”, reforçou Jari.

Para sensibilizar o governo municipal sobre a urgência da licitação, o vereador protocolou no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) e na Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) petição pública on-line e abaixo-assinados, propostos por ele.

Além disso, criou Lei que garante transparência na composição do preço das passagens e lançou a pesquisa de opinião on-line “Cadê meu ônibus” para mapear a real situação do transporte público na cidade. “Sou candidato a deputado estadual e, se eleito, vou estender a fiscalização ao transporte intermunicipal”, afirmou Jari.