Presidente da AAPVR aplaude deputado que apoia aposentados

“Quando o paulista Arnaldo Faria de Sá nos deixou, nenhum outro parlamentar lutou tanto pela recuperação do poder de compra dos aposentados e pensionistas no Congresso Nacional, mas, agora, surge um gaúcho, o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT/RS), que está colocando o mandato para defender as nossas bandeiras. Por isso, encaminhamos um voto de louvor a ele, a exemplo qo que já tinha feito a presidente da nossa Federação, Yedda Gaspar”.

A afirmação é do presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, Ubirajara Vaz, que comemorou a iniciativa do deputado Pompeo de Matos em conseguir assinaturas suficientes para colocar em pauta o Projeto de Lei 4434/2008, que recupera o poder de compra dos aposentados em cinco anos. O PL é de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS) e passou por unanimidade no Senado, mas está engavetado na Câmara há vários anos.

O presidente da AAPVR lembra que esse é o projeto mais importante para milhões de aposentados, que viram o valor dos benefícios despencar ao longo dos anos.

“Os sucessivos governos federais utilizaram uma política econômica que, ano a ano, concedeu aumento ao salário mínimo com índices maiores do que os aplicados às aposentadorias e pensões. É por isso que pessoas que se aposentaram com 10 salários mínimos, hoje, recebem menos de cinco e quem se aposentou com três ou mais salários recebe apenas o piso nacional. O PL 4434/2088 corrige isso e não abala as contas da previdência, pois a recuperação do nosso poder de compra viria num prazo de cinco anos”, explica Ubirajara Vaz.