Cronica: Vinte anos de uma grande conquista

A invasão

Fevereiro é um mês histórico e que não pode ser esquecido. Afinal foi num dia 9 de fevereiro que nascia o tricolor de aço, foram várias conquistas, mas uma delas entrou definitivamente para a história por vários motivos; Um deles foi a verdadeira invasão ao Maracanã, pintando de preto e amarelo o palco máximo do futebol nacional, em uma festa aplaudida por todas as demais torcidas do país, que se deu no ano de 2005. Naquela decisão contra o Americano de Campos passaram pelas bilheterias nada mais, nada menos, que 42.567 torcedores a maioria absoluta do Sul Fluminense. A Prefeitura e as empresas de ônibus se uniram em uma grande corrente e independente do lucro, 287 ônibus, uma imensidade de carros particulares e Vans transportaram os torcedores para uma festa superada apenas pela torcida do Corinthians em 1976, em partida contra o Fluminense.

O melhor estava por acontecer. Quando a bola rolou um empate de 0 x 0 que poderia até ser de 10 x 10 devido a intensidade dos dois ataques e as defesas milagrosas dos goleiros,  Lugão pelo Voltaço e Helivelton pelo Americano. Nos pênaltis o tricolor de aço foi contemplado com a vitória e o inesquecível título de campeão da Taça Guanabara daquele ano. Coube ao volante Elson, revelado na base a responsabilidade de bater o último pênalti que consagrou o time da Cidade do Aço.

Obrigado ao Presidente Rogério Loureiro e os seus diretores sendo que dois deles; Ronald Jarbas (falecido) e Wilton Arbex foram os maiores responsáveis pela organização interna e o respeito que o clube conseguiu junto aos demais filiados e a Federação do Rio de Janeiro. Naquele ano o Tricolor de Aço chegou ao vice-estadual. Túlio foi o artilheiro e Lugão consagrado o melhor goleiro da temporada

Manoel Alves!