Voltaço mantém a base e busca recompor elenco | Toque de primeira

Com as saídas do meio campo Marcelo para o Operário do Paraná e do zagueiro Daniel que se transferiu para o Sampaio Correia do Maranhão, a diretoria do Volta Redonda para recompor o elenco para não prejudicar o planejamento visando a disputa da Série C.

Para o meio campo a perda de Marcelo será compensada com o retorno de Luciano Naninho que assinou contrato até meados de 2021, além da manutenção Bernardo com contrato renovado e o jovem Wallison que fez um bom campeonato estadual se firmando como titular absoluto do meio campo. O clube renovou contratos com o zagueiro Heitor, o lateral Oliveira e o volante William Mineiro. Segundo o vice presidente, Flávio Horta Junior todos os demais jogadores tem contrato até o próximo no com chances de permanecer, apesar do assédio constante de empresários.

O atacante Anderson Carioca que estava na Cabofriense é outro que pode ser contratado além de pelo menos mais três reforços, sendo um para a zaga e os outros para o ataque. O técnico Luizinho pretende utilizar pelo menos seis garotos revelados na base para completar o elenco e disputar posição com os titulares.  A estreia do Volta Redonda na série C será contra o Boa Esporte em Minas Gerais.

Pela primeira vez TJD-RJ será presidida por uma mulher

A Dra. Renata Mansur é a nova Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ). Ela foi eleita por aclamação para o quadriênio 2020/24. A jurista assumirá no lugar de Marcelo Jucá, que deixa o cargo. Será a primeira vez na história que uma mulher assume a presidência de um Tribunal de Justiça Desportiva.

Renata Mansur é graduada em Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduada em Responsabilidade Civil pela EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro) em convênio com a Universidade Estácio de Sá, em 2001, doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Del Museo Social Argentino. Foi coordenadora de Direito Civil da Comissão Acadêmica da EMERJ até fevereiro de 2006. Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil da Universidade Estácio de Sá, coordenadora do Curso de Graduação na área de Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor da Universidade Estácio de Sá e professora do Curso de Pós-graduação em Direito do Consumidor da EMERJ. Diretora da Câmara Técnica de Arbitragem do Instituto Brasileiro de Responsabilidade Civil, auditora do STJD do Vôlei, Assessora de Órgão Julgador até 2012 no TJ-RJ. Diretora da Escola de Administração Judiciária do TJ/RJ, auditora Presidente da Segunda Comissão Disciplinar do TJD-RJ do Futebol desde de 2012 a 2016. Presidente do Tribunal Pleno do STJD do Fut7. Diretora jurídica da Federação de atletismo. Auditora do Tribunal Pleno do TJD/RJ do Futebol eleita para o mandato 2016/2020 por indicação do Sindicato dos Árbitros do Estado do Rio de Janeiro. Mestranda em Direito desportivo pela PUC/SP. Professora da universidade Gama e Souza e sócia do escritório Mansur Fernandes advogados e consultores.

Na mesma sessão, realizada na noite desta quinta-feira (16/07), os nove membros do Pleno do Tribunal foram empossados. São eles:

Dr. Rodrigo Otávio: Vice Presidente – indicação Sindicato dos Atletas;

Dr. Márcio Amaral – indicação OAB;

Dr. Dario Corrêa Filho – indicação OAB;

Dra. Joana Prado – indicação clubes;

Dr. Alexandre Abby- indicação clubes;

Dr. Claudio Luiz Barbosa: suplente – indicação Sindicato dos Atletas;

Dr. Eduardo Biondi – indicação FERJ;

Dr. João Paulo – indicação FERJ;

Dr. Rafael Lira – indicação Sindicato dos Atletas;

Dr. José Brito: suplente – indicação Sindicato dos Atletas

Marcos Braz garante que além de Jesus ninguém sairá do Flamengo

Vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz sabe que é possível que Jorge Jesus indique jogadores do time rubro-negro para o Benfica. Mas o dirigente carioca mostrou-se pouco preocupado.

“Todo o elenco do Flamengo interessa, mas não tem ninguém à venda. Não tem qualquer tipo de interesse oficial por jogador nosso e se tiver também, para ser educado, eu vou falar que vai ser difícil sair, para não falar de outra maneira. Se quiser levar jogador do Flamengo vai lá e paga a multa rescisória. Não é pouca [coisa]. Acho pouco provável um time ter essa condição hoje”, disse Braz, em entrevista ao GloboEsporte.com, na noite do último domingo (19).

O vice de futebol estava em um restaurante na Barra da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, onde jantou com Jesus, que desde sexta-feira (17) passou a ser técnico do Benfica. Eles esperavam ter a companhia de Luís Filipe Vieira, presidente do clube português, que está na cidade, mas não compareceu ao encontro.

A saída de Jesus ocorreu após a conquista do Estadual, e ele deixou o Flamengo com números difíceis de serem igualados. Em pouco mais de um ano, comandou o time em 58 jogos, com cinco títulos oficiais, entre eles a Libertadores e o Brasileiro.

Braz disse que ainda há uma pendência entre Benfica e Flamengo. “Eles precisam pagar a multa rescisória, mas já se posicionaram e acho que não vai ter problema nenhum. Jorge Jesus não é mais nosso problema, agora é problema do Benfica”.

A multa é de 1 milhão de euros, aproximadamente R$ 6,1 milhões.

Jesus voltou ao Rio para arrumar as malas e se despedir do elenco. Inclusive, nesta segunda-feira (20) ele vai ao Ninho do Urubu para um almoço de despedida com os auxiliares, os jogadores e os funcionários do departamento de futebol.

Já Braz trabalha em buscar de um substituto, tendo em vista o início do Campeonato Brasileiro, programado para a segunda semana de agosto. O time rubro-negro estreia contra o Atlético-MG, no Maracanã.

“Melhor tomar pressão da imprensa e dos torcedores e escolher com calma do que errar na escolha ou ser menos atento e daqui a quatro ou cinco meses dar algum problema no meio do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil ou da Libertadores”, disse.

Presidente do Benfica coloca Marcos Paulo no radar do clube português

Presidente do Benfica (POR), Luis Filipe Vieira colocou Marcos Paulo, joia das divisões de base do Fluminense, em Xerém, no radar do clube português. Segundo o jornal “Record”, porém, a prioridade são atletas do Flamengo, antes treinados por Jorge Jesus, mas que deixou o rival e acertou seu retorno ao Benfica.

Entre os nomes cotados estão os de Bruno Henrique, Willian Arão e Gérson. O último, cria das categorias de base do Tricolor, pode render uma grana ao clube verde, branco e grená caso seja negociado, por conta do mecanismo de solidariedade da Fifa. O rival pede cerca de 60 milhões de euros pelo atleta (cerca de R$ 369 milhões, na cotação atual).

Testes de Covid-19 serão padronizados pela CBF

A Confederação Brasileira de Futebol contratou o Hospital Israelita Albert Einstein para a realização da testagem de Covid-19 para o retorno das competições nacionais. O objetivo é garantir padronização e alto grau de confiabilidade aos testes realizados, que serão integralmente custeados pela CBF.

Inicialmente, o acordo abrange as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, os Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, o Brasileirão Sub-20 e a Copa do Nordeste. O método de diagnósticos para a detecção será o molecular (RT-PCR) e o objetivo é realizar a testagem total nas equipes antes de cada rodada das competições.

O protocolo prevê que os jogadores farão o exame três dias antes e terão o resultado na véspera da partida. A partir daí, a CBF recomendará aos departamentos médicos dos clubes o afastamento imediato daqueles que tiverem a presença do vírus constatada no organismo. Os procedimentos acompanham a constante evolução das pesquisas científicas, que resulta na disponibilização de testes em escala.

“Vamos retomar o futebol de forma segura. Oferecer um ambiente de proteção e confiança nos protocolos é o nosso compromisso com os protagonistas do futebol. Confiamos plenamente na excelência do Einstein para realização desse trabalho fundamental de testagem”, destaca o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

“Com este projeto conjunto com a CBF, o Einstein tem a oportunidade de colaborar com a retomada das competições nacionais. De nossa parte, serão fornecidos testes moleculares do padrão ouro para o diagnóstico da Covid-19”, garante Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

Além de jogadores e técnicos, também está prevista a testagem para os árbitros e assistentes.

“Nosso compromisso é que todos que entrem em campo tenham tranquilidade para realizar seu trabalho. Vamos utilizar a metodologia mais confiável nos testes e também investir muito na orientação para que todos os envolvidos no jogo adotem os cuidados necessários à saúde coletiva”, afirma Jorge Pagura, Presidente da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF e coordenador do “Guia Médico para o retorno das atividades do futebol brasileiro”, aprovado pelo Ministério da Saúde e distribuído pela CBF às Federações Estaduais e Clubes.