Voltaço pode obter certificado de clube formador | Toque de Primeira

As categorias de base do Volta Redonda vêm acumulando grandes resultados nos últimos anos e se tornando cada vez mais referência no cenário nacional. E a diretoria do Esquadrão de Aço  prepara mais um grande passo.

O Voltaço protocolou o pedido de Certificação de Clube Formador, entregando um documento de quase 400 páginas, cumprindo todas as exigências imposta pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

O presidente Flávio Horta destaca que o selo de Clube Formador é o principal reconhecimento no âmbito do futebol para o trabalho nas divisões de base e que menos de 5% dos clubes no Brasil possuem o certificado.

É um compromisso que a nossa administração tem com o clube, que é buscar o certificado de Clube Formador para chancelar ainda mais o nosso trabalho nas categorias de base. Foi um trabalho silencioso, muito custoso, comprometeu parte do orçamento do clube no ano, mas acreditamos que irá valer muito a pena lá na frente – destacou.

O mandatário tricolor ressalta que para cumprir todas as exigências do Clube Formador, foi preciso investir pesado para melhorar ainda mais a estrutura que atende os atletas das categorias de base.

Dentre os investimentos estão reformas na sede e no alojamento dos atletas; compra de materiais e utensílios; avaliações médicas com os atletas de todas as divisões; contratações de uma assistente social e psicóloga; convênios com clínica odontológica; seguro de vida para os atletas; controle de vacinação; revisão de documentação para acompanhar de perto os garotos; contratos de formação com os atletas da base; entre outros.

Realmente foi um trabalho muito difícil e que teve o empenho de todos aqui no clube. Sabemos que com o Certificado de Clube Formador conseguiremos atingir outro patamar, além de mais segurança para continuarmos investindo na base, fazendo o Volta Redonda se concretizar como uma grande força no cenário nacional. Vamos agora solicitar a Ferj que nos ajude com a agilidade nos trâmites. Tenho convicção de que será uma das medidas administrativas mais importantes da história do clube – afirmou.


O Clube Formador

Criado em 2011, o Certificado de Clube Formador assegura direitos sobre a formação de atletas. Para conseguir o selo, o clube precisa atender a cinco requisitos básicos, descritos no documento, além de outros trazidos por resoluções posteriores. São eles:

1 — Apresentar a relação de técnicos e preparadores físicos responsáveis

2 — Comprovar participação em competição oficial

3 — Apresentar o programa de treino, seus responsáveis e compatibilidade com a atividade escolar dos jovens jogadores

4 — Garantir frequência escolar dos jovens jogadores

5 — 4  a saúde dos jovens jogadores (por meio da contratação dos seguintes profissionais: médico, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, e de ações como promover visitas frequentes dos ou aos familiares, oferecer três refeições diárias, manter os alojamentos limpos e locais de treinamento preparados para atendimento de urgência).

Campeonato amador começa em grande estilo

Com um recorde de participações e presença de público acima do esperado em todos os campos teve inicio no final de semana o campeonato de futebol amador promovido pela Liga de Desportos de Volta Redonda (LDVR). Com mais estrutura e incentivo da nova diretoria o certame terá este ano nada menos que 24 equipes divididas em quatro grupos. Confira os resultados.

Grupo A – Santa Rita 3 x 1 Capitólio, Grêmio São Luiz 0 x 2 Santos, Vila Americana 0 x 4 Corinthians.

Grupo B – Atlético VR 1 x 1 Aston Vila, São Pedro 3 x 2 Delta, Amigos do Vale 1 x 0 Aero Clube.

Grupo C – Remo 2 x 1  Flamengo da Vila Americana, União da Vila São Geraldo 2 x 0 Asa Negra, Barcelona 0 x 1 Amigos do Retiro.

Grupo D – Unidos do Grêmio 1 x 3 Polêmicos, Inter Califórnia 3 x 1 Inter Clube e Talento Jovem 0 x 0 Caelândia.

Santa Rita, Santos, Corinthians, São Pedro, Amigos do Vale, Remo, União da Vila São Geraldo e Amigos do Retiro largaram na frente e lideram após completada a primeira rodada

Manoel Alves (ACERJ 0242)