Barra Mansa registra saldo positivo de atendimento aos moradores em situação de rua em 2018

Programa ‘Consultório na Rua’ foi iniciado em maio de 2018 e em menos de sete meses cadastrou mais de 200 pessoas

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa fez o levantamento dos números de atendimentos aos moradores em situação de rua em 2018, através do programa ‘Consultório na Rua’. De acordo com os dados registrados, o programa, que foi iniciado no final de maio do ano passado, cadastrou 203 pacientes, até dezembro.

Entre os serviços realizados, foram contabilizados 38 coletas de exames laboratoriais, 12 encaminhamentos para especialistas, 52 testes rápidos e 158 consultas medicas. O ‘Consultório na Rua’ atua com uma equipe que realiza a abordagem social a pessoas em situação de rua, explicando como o programa funciona e orientando sobre a importância de cuidar da saúde.

O subsecretário de Saúde Silvio Daniel, explicou que o programa visa, principalmente, garantir a esse público os mesmos direitos e acesso aos serviços de saúde ofertados para a população. “Disponibilizamos a essas pessoas o atendimento para que eles se sintam enxergados e cuidados. Temos feito esse trabalho com a mesma dedicação que ofertamos para toda a população, tivemos um ano com um bom registro em atendimento e esperamos atingir em 2019 uma parcela maior desse público”, sugeriu Silvio.

A gerente de atenção primária Mariana Sobreira, contou que diariamente são realizados diversos tipos de atendimentos na área de enfermagem. Além do acompanhamento sistematicamente dos hipertensos, diabéticos e pacientes com DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e tuberculose. “A equipe trabalha fazendo curativos, vacinas, testes rápidos e atendimento de enfermagem. Já o atendimento médico é realizado uma vez por semana, acompanhado de palestras informativas”, disse a gerente, acrescentando que recentemente um jovem usuário de droga que fez parte do projeto, foi reabilitado e hoje se encontra entre seus familiares. “Conseguimos ajudá-lo na reabilitação. Hoje ele está inserido no mercado de trabalho e no meio familiar. É isso que buscamos proporcionar a essas pessoas”, concluiu Mariana.

O ‘Consultório na Rua’, é um trabalho realizando em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa e funciona realizando abordagem da população em situação de rua no município. Esse projeto já encaminhou diversas pessoas para seus lares e até mesmo para clínicas de reabilitação e espaços de tratamento terapêuticos.

O Consultório de Rua funciona no Centro POP, localizado na Avenida Presidente Kennedy, Alameda Vanozzi, 60, Ano Bom. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 3324-1486.