Centro de Artes e Esportes Unificados é inaugurado em Volta Redonda

Praça CEU está com inscrições para oficinas gratuitas de corte de cabelo, percussão, excel, teatro, entre outras atividades

A Prefeitura de Volta Redonda inaugurou na manhã desta terça-feira, dia 18, o Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), no bairro Vila Rica. O evento começou com apresentações da Banda Municipal, de crianças que praticam aulas de Jazz no Ginásio do bairro Vila Rica, e de integrantes da ONG Arte de Todo Lugar, que trabalha com crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais. Também estiveram presentes outras autoridades e representantes de instituições do município.

“Gostaria de parabenizar o governo e a sociedade que está recebendo essa joia, que é composta da assistência social, através do Cras, pacote de cultura, a parte educacional e a esportiva. Foi longa a jornada, mas vocês conseguiram concluir”, Vania Rabelo, representante do Ministério da Cultura.

O centro integra programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer,formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socio assistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital. A secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro, agradeceu o empenho de todos.

“A Praça CEU tem um formato que vai de encontro ao formato da gestão do governo do prefeito Samuca Silva. É um formato de gestão compartilhada. Durante todo o processo, desde a construção, do planejamento das atividades, a sociedade civil, a associação de moradores e a comunidade estiveram ao lado da gestão pública, pensando em cada atividade, como ocupar esse espaço”, explicou Aline.

Estrutura agradou a população do bairro

O CEU de Volta Redonda é o 184º a ser inaugurado no Brasil e o sétimo no estado do Rio de Janeiro. Localizada na Rua 19, nº 135, a unidade ocupa uma área de700 m² e o prédio multiuso tem cinco pavimentos: praça coberta; pista de skate;equipamentos de ginástica; salas de aula; salas de oficina; telecentro; sala de reunião, biblioteca; cineteatro/auditório com 48 lugares e uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Adona de casa Tânia Maria Carvalho dos Santos mora em frente à Praça CEU e se mostrou contente com a inauguração do empreendimento. “Moro nessa rua há 18 anos. Tem um Cras aqui próximo, cheguei a fazer aula de dança de salão lá. Agora, vou fazer dança aqui. Meus netos e sobrinhos já estão fazendo teatro e aula de informática. Vai ser uma maravilha, muito bom”, comentou Tânia.

A gestão dos CEUs é compartilhada entre as prefeituras e a comunidade, com a formação de um Grupo Gestor, que fica encarregado de criar um Plano de Gestão,e também conceber o uso e programação dos equipamentos. O presidente da Associação de Moradores do Vila Rica, Milton Pereira, comentou que o projeto vai beneficiar o bairro e regiões próximas.

“Esse espaço faz com que as pessoas cresçam, tenham mais oportunidades,principalmente aquelas que estão ociosas, sem expectativa. É um projeto excelente e esperamos que o governo faça mais como esse. Vamos nos esforçar ao máximo para contribuir para que isso aqui cresça mais ainda”,afirmou Milton.

A solenidade teve a participação do prefeito Samuca Silva, que estava acompanhado de secretários, diretores e presidentes de autarquias e órgãos municipais. “Esse espaço é a prova que esse governo pensa no povo, que é quem mais precisa.Reativamos projetos e aparelhos públicos e entregamos para a sociedade democraticamente. Tem que abrir para funcionar, para as pessoas se sentirem valorizadas”, afirmou Samuca Silva.

A Praça CEU vai promover oficinas gratuitas, como corte de cabelo, designer de sobrancelhas e Excel (software de planilhas). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no Cras Vila Rica e na Praça CEU. As vagas são limitadas. Mais informações pelos telefones 3339-4255 e 3339-4207. Confira a programação completa das oficinas:

Corte de cabelo

Segundas-feiras – turmas das 9h às 11h e das 14h às 16h

Designer de sobrancelhas

Terça se quintas-feiras – turmas das 9h às 11h e das 14h às 16h

Excel

Quarta se quintas-feiras – turmas das 9h às 11h e das 14h às 16h

Percussão

Quarta se quintas-feiras – turmas de manhã e de tarde

Teatro

Quartas-feiras – turmas das 10h às 11h e das 14h às 15h

Dança de ritmos

Segundas-feiras – turma das 16h às 18h

Jogos intelectivos

Terças e quintas-feiras – turmas das 10h às 11h e das 15h às 17h

Artesanato

Terças-feiras – turma das 14h às 17h

Alongamento com ritmos

Toda sexta – turma das 7h30 às 10h