Comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa palestra sobre Fake News no UBM

Cerca de 200 alunos do Colégio de Aplicação do UBM participaram da ação que teve como objetivo principal alertar os jovens sobre o que compartilham nas redes sociais

Dia primeiro de abril é considerado dia mundial da mentira, mas sabemos que, principalmente através das redes sociais, diariamente somos abastecidos por diversas notícias falsas. Pensando nisso, o Colégio do UBM, convidou o comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir, para ministrar uma palestra com o tema: ‘Fake News (Utilização indevida das redes sociais)’, na manhã desta quinta-feira (04), no Salão Nobre Jayme Dantas.

O conteúdo foi voltado para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, considerados pela instituição como os maiores precursores de postagens inverídicas.

O comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir, lembrou que no último dia 22 de março a instituição foi alvo de Fake News, quando uma suposta ameaça de atentado foi divulgada nas redes sociais. “A partir do fato começamos a desenvolver ações que abordem esse tema, lidamos com notícias falsas todos os dias, mas tendo em vista a gravidade da ameaça, nos posicionamos juntamente com as equipes das Polícias Civil e Militar, a fim de garantir a segurança dos alunos e profissionais”, relembrou Joel.

Em relação à palestra e ao crescente número de informações falsas, o comandante fez suas considerações. “Ao analisar um conteúdo temos que considerar diversos fatores antes de expandi-lo. Essa ação foi positiva, permitiu o diálogo e troca de opiniões entre os participantes. Daqui eles saíram com um pouco mais de conhecimento sobre o assunto”, completou.

A diretora do Colégio de Aplicação do UBM, Aurealice Cruz Nogueira, explicou que anualmente a instituição oferta aos pais e alunos diversas atividades e palestras que promovem o diálogo e desenvolvem conhecimentos em torno de um determinado assunto. “Durante todo o ano desenvolvemos um cronograma de atividades que visa garantir conhecimento, segurança e interação entre os alunos. A importância de abordar esse tema é devido à quantidade de informações que temos a palma de nossas mãos. Esse momento tem como objetivo promover a reflexão antes de compartilhar um conteúdo de natureza duvidosa”, explicou a diretora.

O aluno do 9° ano da instituição, Guilherme Daniel, de 13 anos, aprovou a palestra e garantiu que a partir dessa ação vai ter mais cuidado em compartilhar conteúdos disponíveis na rede. “A gente tem a idéia de que tudo que está na internet é verdade, mas nem sempre é assim. Hoje aprendemos que uma noticia falsa pode prejudicar muitas pessoas, por isso a importância de ficarmos atentos ao que lemos, principalmente nas redes sociais”, sugeriu Guilherme.