Falta de vacinas ou má gestão na vacinação?

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde SES, neste fim de semana, em operação aérea e terrestre, foram distribuídas 558.990 doses de vacina contra Covid-19, também foram entregues 68.133 unidades do “kit intubação”

Hoje, o helicóptero do Governo do Estado mais uma vez fez a felicidade das secretarias de Saúde de nossa região, só que não!

A aeronave pousou pelos cantos de cá, com as tão sonhadas e almejadas doses dos imunizantes das duas fabricantes que tem feito a cobertura vacinal no Brasil.

Alguns municípios, como Volta Redonda, já informaram o quantitativo de doses recebidas. A cidade Governada pelo Prefeito Neto, recebeu ao todo 7320 doses da AztraZeneca/Oxford e 1140 doses da vacina Coronavac.
Como há pela cidade e pelas redes sociais muitas pessoas se queixando de que já se passaram os 28 dias e ainda não receberam a dose de reforço da Coronavac e as prefeituras, em sua grande maioria, não tem se mostrado transparentes no que diz respeito ao controle da vacinação, fomos buscar informação e montamos um quadro comparativo.

Pelo quadro, o quantitativo de doses de primeira e segunda aplicações se bem administrados, não estaríamos vivendo esse momento de falta de vacinas, alguns municípios que vem divulgando, em suas redes sociais, como mais transparência os seus próprios dados, nota-se um maior controle na evolução da vacinação.

As prefeituras informaram que receberam menos doses do que são necessárias para a cobertura de todos os munícipes que já haviam sido vacinados com a primeira dose da Coronavac.

Resta agora, esperar um pronunciamento da SES, para entendermos se houve atraso por conta do Butantan, má distribuição por parte do Estado ou se municípios usaram segundas doses para aumentar a cobertura vacinal, sem controle, e assim deixando esse buraco na imunização.

KIT ENTUBAÇÃO

A disponibilização das 68.133 unidades de medicamentos está sendo feita por meio de retirada na CGA e municípios mais distantes receberão por aeronaves. O lote, composto por medicamentos de aquisição da SES e também enviados pelo Ministério da Saúde, tem atracúrio besilato, etomidato, fentanila, morfina, suxametônio, epinefrina, propofol, cistracúrio e midazolam. Esses medicamentos irão complementar os estoques dos hospitais, atendendo um período estimado de até sete dias.

 

Fontes: G1 Portal SES