Festa da Roça em Volta Redonda reúne milhares de idosos

Durante o evento, na Ilha São João, prefeito Samuca Silva garantiu viagem a hotel fazenda ainda este ano

Idosos de todos os bairros da cidade, que fazem parte dos programas para terceira idade da Prefeitura de Volta Redonda, lotaram o Pavilhão da Ilha São João durante a segunda edição da Festa da Roça na tarde desta quinta-feira, dia 19. O arraial reuniu os Grupos de Convivência das secretarias de Ação Comunitária e da Mulher, Idosos e Direitos Humanos; dos núcleos do Melhor Idade em Movimento (MIM), da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; além dos alunos da Academia da Vida, da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda).

A Festa da Roça, que promove integração entre os idosos de diversos programas, é organizada com apoio da Secretaria Municipal de Cultura com a participação dos próprios usuários que garantem as comidas típicas servidas de graça durante o evento. As barraquinhas serviam salsichão, canjica doce e salgada, bolos, doces e chocolate quente. E para matar a sede era só chegar na barraca do Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

Além das comidas típicas das festas na roça, a programação cultural fez os idosos se mexerem. Embalados por forró e sertanejo universitário, eles dançaram com a Fanfarra da Terceira Idade; acompanharam a quadrilha do núcleo do Melhor Idade em Movimento Jardim Amália/Água Limpa; e dançaram no aulão comandado pelo professor Paulo Vítor, o PV.

E o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, foi conferir de perto essa ação conjunta entre diversas secretarias em prol dos idosos do município. Recebido com abraços, pedidos de fotografias e até autógrafos, Samuca aprovou a realização do evento.

Acompanhado das secretárias de Cultura, Aline Ribeiro; de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares; da Mulher Idosos e Direitos Humanos, América Tereza; do subsecretário de Ação Comunitária, Rodolfo Levenhagem; do presidente da Fevre, Waldyr Bedê; além de funcionários das secretarias que atuam no dia a dia com os idosos, o prefeito subiu ao palco para agradecer. 

“Agradeço o carinho com que fui recebido aqui hoje. É muito satisfatório deixar o gabinete por uns instantes e estar ao lado de vocês, abraçar e ouvir as pessoas num momento de descontração. Também quero lembrar do comprometimento dos profissionais que atuam com os idosos do nosso município no dia a dia. Essas pessoas que já doaram muito a Volta Redonda e merecem nosso respeito e atenção”, falou Samuca.

E a notícia mais esperada ficou para o final do discurso. “A viagem da terceira idade para o Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí, vai acontecer ainda este ano”, garantiu Samuca, assim como afirmou que a licitação de 31 linhas de ônibus, que seria no último dia 17 e foi suspensa, será realizada. “O transporte público precisa melhorar, toda população merece. E sei que os idosos também sofrem com o serviço prestado hoje”, completou.

Samuca lembrou ainda que a Ilha São João, que sediou a Festa da Roça, em breve, será um Jardim Botânico. “A população vai contar com pista de caminhada, muitas árvores, um lago e até churrasqueiras. Vai ser diversão garantida”, contou.

Vânia Maria Gomes Ouverney, que participa do núcleo do Melhor Idade em Movimento no Ginásio Poliesportivo do Açude, fez questão de cumprimentar o prefeito e parabenizá-lo pelo apoio aos programas para os idosos. “Quero agradecer pessoalmente o seu empenho à frente da prefeitura. Além do cuidado com a terceira idade, vide a implantação do Hospital do Idoso, a preocupação com toda população”, disse.

Ângela Maria Higino Carvalho faz parte do Grupo de Convivência A Fila Anda, do bairro Rústico, aprovou o formato da festa que uniu idosos de todos programas para a terceira idade no município. “Sou pensionista e gosto de praticar diversas atividades, me manter ativa. Além do grupo do bairro, faço português, inglês, saúde, mundo contemporâneo e teatro na Academia da Vida. Além disso, participo do grupo de dança da secretaria de Ação Comunitária”, enumerou, saboreando um salsichão enquanto curtia a apresentação da fanfarra.