Indústria fluminense volta a contratar em julho, aponta Firjan

Setor cria 1.102 vagas formais no estado. Dados do mercado de trabalho fluminense podem ser consultados através da plataforma Retratos Regionais, elaborada pela federação

Rio, 24 de agosto de 2020

O setor industrial fluminense, que contempla a indústria de transformação, extrativa, de construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública, teve saldo positivo de 1.102 vagas formais em julho. De acordo com a plataforma Retratos Regionais, elaborada pela Firjan, a Construção Civil se destacou com saldo líquido de 932 contratações, seguida pela Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos (+368) e Fabricação de Produtos de Metal (+300). Já o setor industrial que apresentou o pior resultado foi o de Fabricação de Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias (-263).

Sete das dez regiões fluminenses analisadas pela Firjan apresentaram saldo positivo na indústria. De acordo com a federação, ainda que não seja suficiente para compensar as perdas registradas entre março e junho, o saldo positivo de 1.102 vagas em julho é um importante resultado para o setor após quatro meses de demissões, ocorridas principalmente por conta do isolamento social diante da pandemia do coronavírus.

A plataforma Retratos Regionais, que trará mensalmente recorte setorial e regional do mercado de trabalho no estado do Rio, tem como base o saldo de admissões e demissões do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. De acordo com os dados gerais do cadastro, o mercado de trabalho fluminense teve 6.658 desligamentos em julho, principalmente por conta do setor de serviços (-7.877 vagas).

A Firjan ressalta que, ainda que o quadro geral permaneça demissionário no estado, o acompanhamento mensal revela uma forte desaceleração no ritmo de demissões nos últimos meses – em abril, mês mais crítico após o início da pandemia, o saldo geral do mercado de trabalho foi de 89 mil desligamentos; em maio foram 38 mil; em junho foram 18 mil.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais traz recorte setorial e regional do mercado de trabalho no estado do Rio. No painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais. Já o painel regional, que também permite a busca por município, apresenta o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores: Agropecuária, Comércio, Construção, Indústria e Serviços. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais.