Jari encaminha ofício ao Inea para pedir informações sobre o vazamento de chorume no Centro de Tratamento de Resíduos em Barra Mansa

Documento foi protocolado nessa quinta-feira, dia 23, por meio da Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj, da qual o deputado é presidente
O deputado estadual Jari Oliveira (PSB), como presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), protocolou, nessa quinta-feira, dia 23, ofício a ser encaminhado ao Inea (Instituto Estadual do Ambiente). O documento, em nome do presidente do órgão, Philipe Campello, pede informações urgentes sobre o vazamento de chorume no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Barra Mansa, que atingiu o córrego Antinha.
O córrego Antinha passa ao lado do CTR e desemboca no Rio Bocaina, que chega ao Rio Bananal, que é um dos afluentes do Rio Paraíba do Sul. “Não é a primeira vez que isso acontece e mostra o descaso da empresa com nossas águas. O chorume é um líquido altamente tóxico, contamina a água, mata os peixes e é um risco ao rio Paraíba, responsável pelo abastecimento de água no Sul Fluminense”, pontuou Jari.
O ofício a ser encaminhado ao Inea pede informações detalhadas sobre o incidente; cópia do auto de infração administrativa; ou se o CTR ainda não foi autuado, que o órgão tome as providências necessárias para garantir que este tipo de acidente não volte a ocorrer.
Outra preocupação do deputado Jari é o Pátio de Escórias da CSN/Hasco, no bairro Brasilândia, em Volta Redonda. O assunto foi tema de conversa entre o parlamentar e o presidente do Inea, Philipe Campello, no início da semana. Eles trataram do novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), discutido com as empresas e o Ministério Público. Além disso, Jari solicitou ações para reduzir a poluição do ar e uma forma de dar transparência às medições da qualidade do ar na cidade e ainda um olhar para o Rio Paraíba do Sul.
“Esse é um assunto de muita importância para nós, uma luta que tenho desde quando fui vereador de Volta Redonda. E como presidente da Comissão de Saneamento na Alerj, seguirei lutando pela redução de impactos ambientais para toda a região”, falou.
Jari também foca na melhoria dos serviços de água e esgoto no estado
Como presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj, o deputado Jari articulou reuniões com as concessionárias que substituíram a CEDAE com o objetivo de melhorar o serviço de água e esgoto prestado à população. O primeiro encontro aconteceu nesta semana, no Dia Mundial da Água, 22 de março, com a Águas do Rio, responsável pelo serviço em bairros da capital carioca e 26 municípios do estado.
O objetivo da comissão é tratar o assunto da concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário como um todo. Nas próximas semanas, Jari e os demais deputados membros da comissão vão conversar com representantes da Iguá Saneamento, na terça-feira, dia 28, e da Rio + Saneamento, na terça seguinte, dia 04. As conversas antecipam a audiência pública, que será realizada em 12 de abril, às 10h, na sede da Alerj.
“A audiência pública abre espaço para a população falar sobre os serviços prestados pelas concessionárias de saneamento”, afirmou Jari, lembrando que a participação popular é a principal marca de seus mandatos no Legislativo.